PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS E EPÍGRAFRES
MANIFESTAÇÃO DE IDENTIDADES DE AUTORES DE DISSERTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94115Palavras-chave:
ensino superior, práticas de letramentos, citaçãoResumo
O presente artigo objetiva analisar os sentidos das epígrafes presentes em dissertações de Programas de Pós-Graduação em Educação, Estudos Linguísticos e Letras a partir das práticas de leitura de acadêmicos-autores, a fim de compreender suas escolhas quanto às epígrafes e seus usos. Como base nos conceitos de letramentos acadêmicos, de funções da epígrafe e de identidade, foi realizada uma análise de abordagem qualitativa documental e de entrevistas com autores de quatro dissertações. Os resultados apontam a manifestação de identidade do acadêmico-autor relacionada com processos de identificação que ele marca na seleção das epígrafes, assim como nos diálogos de confirmação entre o acadêmico-autor da dissertação e o autor da epígrafe. Considera-se que as práticas de leitura constitutivas dos autores das quatro dissertações analisadas, perpassam por outros textos da esfera acadêmica-científica, assim como pela literatura. Essas diferentes práticas de letramento promovem vivências e experiências para que estes sujeitos-autores se posicionem, marcando seu lugar de enunciação em relação as suas epígrafes.
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