REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94610

Keywords:

Diretor escolar. Saberes da atuação do diretor escolar. Plano gestor.

Abstract

O objetivo, nesta investigação, foi desvelar quais são os conhecimentos necessários para o trabalho do Diretor Escolar atuar nas escolas públicas da educação básica do Brasil. A pesquisa é de origem bibliográfica do tipo revisão integrativa; os dados foram obtidos por meio de mapeamento de artigos científicos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de  Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2019 a 2023. A análise realizada em três produções selecionadas revelou quatro categorias: 1) os saberes para atuar como gestor escolar; 2) as políticas educacionais e o plano gestor; 3) os desafios do trabalho do diretor escolar; 4) aspectos sobre a gestão democrática. Conclui-se que o estudo realizado poderá contribuir para desenvolver estratégias e políticas que auxiliem os diretores escolares no contexto da educação básica.

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Author Biographies

Maria Edinéia Fausto, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestranda em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

Flavia Wagner, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (UL). Pesquisadora e professora da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Ediséia Suethe Faust Hobold, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutoranda em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

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Published

2025-07-05

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