PARTICULARIDADES E CONVERGÊNCIAS DAS OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM PONTA GROSSA – PR
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95110Palabras clave:
Movimento Estudantil, Ocupações Secundaristas, Mobilização de EstudantesResumen
Tendo como orientação epistemológica o materialismo histórico e dialético, o presente texto tem por objetivo apresentar resgate histórico dos dois momentos das ocupações secundaristas ocorridas em escolas de Ponta Grossa no Estado do Paraná, no ano de 2016. ´Tendo como material empírico publicações do jornal “A Rede”, indica as particularidades e as convergências entre os dois momentos. Para tanto, o texto apresenta elementos de conjuntura das ocupações, resgata os dois momentos das ocupações em Ponta Grossa no ano de 2016, e, por fim indica que nos dois momentos das ocupações em Ponta Grossa, houve a mobilização de estudantes em face precarização das condições educacionais e das políticas de austeridade presentes naquele momento histórico. Conclui-se que as ocupações evidenciaram o potencial combativo e o esforço da juventude para o enfrentamento de políticas governamentais.
Descargas
Citas
A REDE. Ato contra ocupação na UEPG reúne centenas de alunos. Ponta Grossa, 2016. Disponível em: https://arede.info/ponta-grossa/116156/ato-contra-ocupacao-na-uepg-reune-centenas-de-alunos. Acesso em: 15 ago. 2023.
A REDE. Pela segunda vez na história, alunos ocupam a reitoria em sinal de protesto. Ponta Grossa, 2016. Disponível em: https://arede.info/ponta-grossa/115938/pela-segunda-vez-na-historia-alunos-ocupam-reitoria-em-sinal-de-protesto?d=1. Acesso em: 20 ago. 2023.
BOUTIN, Aldimara C.B.D.; FLACH, Simone. F. O movimento de ocupação de escolas públicas e suas contribuições para a emancipação humana. Inter-Ação (UFG online), v. 42, n. 2, p. 429-446, 2017.
BELMIRO, L. Significados da luta contra a PEC da morte. In: PRATES, G.; RUGGI, L. O.; SILVA, M. R. da.; MACHADO, V. F. (Orgs). Ocupar e resistir: memórias de ocupação Paraná 2016. Curitiba: UFPR, Setor de Educação, 2017. 192 p.
CINTRA, A.; MARQUES, R. UBES - uma rebeldia consequente: a história do movimento estudantil secundarista do Brasil. São Paulo: Projeto Memória do Movimento Estudantil, 2009.
FÁVERO, M. de L. A UNE em tempos de autoritarismo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
GOHN, M, G. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, vol. 5: o Risorgimento, notas sobre a história da Itália. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, vol. 3: Maquiavel, notas sobre o Estado e a Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
GROPPO, L. A. O novo ciclo de ações coletivas juvenis no Brasil. In: COSTA, A. A. F.; GROPPO, L. A. (Org.). O movimento de ocupações estudantis no Brasil. São Carlos: Pedro e João, 2018. p. 85-117.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico, 2020.
MARQUES, E. H de F. Movimentos sociais estudantis no Brasil em fins de 2016: uma análise das ocupações escolares em Ituiutaba - MG. 2019. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
ORTELLADO, P. A primeira flor de junho. In: CAMPOS, A, M; MEDEIROS, J; RIBEIRO,
M, M. Escolas de lutas. São Paulo: Editora Veneta, 2016. p. 12-18.
OLIVEIRA, S. B de. As Ocupações Secundarista em SP: da autodefesa do espaço à escola autogerida. Revista Pensata, v. 5, n. 06, nov. de 2016, p. 52-56.
PRATES, G. Ocupar, resistir, desobedecer. In: PRATES, G.; RUGGI, L. O.; SILVA, M. R. da.; MACHADO, V. F. (Orgs). Ocupar e resistir: memórias de ocupação Paraná 2016, Curitiba: UFPR, Setor de Educação, 2017. 192 p.
PACKER, A. Estudantes ocupam escola estadual na vila borato. A Rede. 05/10/2016. Disponível em: https://arede.info/ponta-grossa/115055/estudantes-ocupam-escola-estadual-na-vila-borato?d=1. Acesso em: 09 dez. 2024.
PORTAL COMUNITÁRIO. Ocupação encerrou, mas a resistência apenas começou. Ponta Grossa, 2016. Disponível em: https://memoria.apps.uepg.br/portalcomunitario/index.php/movimento-estudantil/4757-ocupacao-encerrou-mas-a-resistencia-apenas-comecou.html. Acesso em: 15 ago. 2023.
POERNER, A. J. O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
SEMERARO, G. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis: Vozes, 1999.
SOUZA, R. Após reunião, alunos ocupam Regente Feijó. A Rede. 07/10/2016. Disponível em: https://arede.info/ponta-grossa/115213/apos-reuniao-alunos-ocupam-regente-feijo?d=1. Acesso em: 09 dez. 2024.
STOIEV, F. A experiência das ocupações no Paraná: narrativas dos estudantes secundaristas sobre a escola pública. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em história) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
UBES. União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. UBES divulga a lista das escolas ocupadas e pauta das mobilizações. 11 out. 2016. Disponível em: http://ubes. org.br/2016/ubes-divulga-lista-de-escolas-ocupadas-e-pautas-das-mobilizacoes/. Acesso em: 28 out. 2018.
SINDUEPG – Sindicato dos docentes da UEPG. Ocupação do Colégio Frei Doroteu de Pádua, Ponta Grossa – PR. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZI_99AbQPF4. Acesso em: 19 ago. 2023.
SAVIANI, D. A crise política no Brasil, o golpe e o papel da educação na resistência e na transformação. In: LUCENA, C.; PREVITALI, F. S; LUCENA, L. A crise da democracia brasileira, volume I. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Simone de Fátima Flach

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
3.jpg)










