ENTRE LEIS E REALIDADE

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SEUS DESAFIOS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95574

Palavras-chave:

Educação, Direitos humanos, contexto brasileiro

Resumo

A educação para o reconhecimento e a valorização dos Direitos Humanos é, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), algo fundamental para o desenvolvimento pessoal e comunitário, proporcionando a cultura e o respeito pelas garantias e liberdades fundamentais. No Brasil, contudo, a implementação de políticas educacionais nesse sentido apresenta ainda grandes desafios, haja vista, sobretudo, as suas enormes desigualdades sociais, o seu racismo estrutural e a exclusão educacional e digital de grande parte de seus/suas cidadãos/ãs. Essas são questões que perpetuam desigualdades e que impedem uma educação universal de qualidade. Embora tenha havido avanços legislativos, como a Lei Federal n.º 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena, a prática educativa ainda é marcada essencialmente por exclusões. A conscientização sobre a educação em Direitos Humanos deve ser considerada, nessa perspectiva, como política prioritária de inclusão e promoção social; também para identificar desafios e elaborar práticas pedagógicas mais equitativas, comprometidas com o combate ao racismo, ao sexismo e às demais injustiças e desigualdades sociais. Formar educadores/as comprometidos/as com a promoção dos Direitos Humanos traduz, assim, o compromisso no reconhecimento da dignidade humana, na promoção da cidadania e também na valorização da diversidade.

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Biografia do Autor

Lílian Maria da Silva Mello, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Graduada em Ciências Sociais, pesquisadora do grupo de extensão e pesquisa - GERE (Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Relações Étnicos Raciais, Educação e Gênero) na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestranda do Curso Interdisciplinar em Humanidades e bolsista FUNCAP. Especialista em Educação Especial e Inclusiva (Educaminas).

Francisco Vítor Macêdo Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Pós doutor em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Filosofia Prática pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Advogado (OAB/PB, n 14781- B). Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/UNILAB. Membro do Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero Dandara (CIEG DANDARA - Cnpq/UNILAB). Membro do Grupo de Pesquisa África-Brasil: Produção de Conhecimentos, Sociedade Civil, Desenvolvimento e Cidadania Global. 

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Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Artigos