ABORDAGENS SOBRE EDUCAÇÃO ÉTICA E HUMANA

PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95948

Palavras-chave:

Educação, emancipação, ética, transformação

Resumo

Atualmente, o neoliberalismo se estrutura como uma poderosa força ideológica que permeia diversos âmbitos da sociedade, tendo como princípios o individualismo e a competitividade. Isso afeta não apenas as relações econômicas, mas também exerce influências sobre as práticas sociais, inclusive na educação, que não fica imune às transformações provocadas por essa ideologia. Neste ponto, destacamos a questão da ética no sentido de que, uma vez que a dimensão ética da educação se refere aos valores, princípios e ideais que norteiam a formação humana dos indivíduos, podemos indagar quais fundamentos filosóficos são basilares para esse entendimento. Partindo dessa questão, o presente trabalho tem como objetivo explorar conceitos filosóficos que tragam subsídios sobre as questões éticas que permeiam a educação. Esta pesquisa, de caráter teórico e qualitativo, tem como base o método dialético, cuja fundamentação centra-se no pensamento dos filósofos Immanuel Kant, Theodor Adorno e Antonio Gramsci, que lançam luz sobre uma educação ética, emancipatória e transformadora.

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Biografia do Autor

Renata Chagas de Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Semiótica Aplicada à Literatura e Áreas Afins pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

Adauto Lopes da Silva Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Filosofia pela Universidade
Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (FAFIFOR).
Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação da UFC. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Filosofia e Educação.

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Publicado

2025-08-20

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