ABORDAGENS SOBRE EDUCAÇÃO ÉTICA E HUMANA
PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.95948Palavras-chave:
Educação, emancipação, ética, transformaçãoResumo
Atualmente, o neoliberalismo se estrutura como uma poderosa força ideológica que permeia diversos âmbitos da sociedade, tendo como princípios o individualismo e a competitividade. Isso afeta não apenas as relações econômicas, mas também exerce influências sobre as práticas sociais, inclusive na educação, que não fica imune às transformações provocadas por essa ideologia. Neste ponto, destacamos a questão da ética no sentido de que, uma vez que a dimensão ética da educação se refere aos valores, princípios e ideais que norteiam a formação humana dos indivíduos, podemos indagar quais fundamentos filosóficos são basilares para esse entendimento. Partindo dessa questão, o presente trabalho tem como objetivo explorar conceitos filosóficos que tragam subsídios sobre as questões éticas que permeiam a educação. Esta pesquisa, de caráter teórico e qualitativo, tem como base o método dialético, cuja fundamentação centra-se no pensamento dos filósofos Immanuel Kant, Theodor Adorno e Antonio Gramsci, que lançam luz sobre uma educação ética, emancipatória e transformadora.
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