O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96246

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Competências e habilidades, Licenciatura em Química

Resumo

As experiências concretas das escolas públicas permitem ao estudante vivenciar situações que geram reflexões sobre a formação inicial. A pesquisa analisou o papel do estágio supervisionado na formação de habilidades e competências necessárias à prática docente dos licenciandos em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. O mapeamento das habilidades e competências presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (Resoluções n.º 2/2019 e n.º 4/2024) estabeleceu nexos com as experiências de 10 (dez) estudantes que concluíram o estágio supervisionado. A investigação apontou que os licenciandos ampliaram e desenvolveram conhecimentos necessários ao exercício da docência e que estão conscientes de que somente uma formação sólida, contextualizada e comprometida com o cenário educacional possibilita superar os desafios da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Francisca Natália da Silva, Professor do Instituto Federal de Educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Aracati.

Mariane Costa Bezerra, Instituto Federal de Educação

Graduada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 

Valquíria Gomes Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Wellington Viana de Sousa, Professor do Instituto Federal de Educação

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Aracati.  

Referências

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Publicado

2025-11-01

Edição

Seção

Artigos