A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES CAMPONESAS NA EJA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96262Palavras-chave:
educação de jovens e adultos, revisão sistemática, participação femininaResumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a participação feminina na Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando pesquisas disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e no repositório Saber Aberto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que abordam estudantes mulheres, analisando seus temas, objetivos, metodologias e resultados. Como critérios de inclusão, consideram-se dissertações de mestrado defendidas entre 2018 e 2025 que tratam diretamente da temática. Os resultados evidenciam a relevância das trajetórias das mulheres na EJA, ressaltando protagonismo, experiências e desafios vividos ao longo do percurso escolar. Destacam-se ainda questões ligadas ao trabalho, permanência e evasão, associadas às condições sociais, econômicas e culturais das estudantes. Conclui-se que a EJA possibilita transformação social, mas enfrenta barreiras que limitam a permanência e o êxito escolar.
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Referências
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