v. 45 n. 91 (2023): DOSSIÊ: Processos formativos em contextos locais

					Visualizar v. 45 n. 91 (2023): DOSSIÊ: Processos formativos em contextos locais

Dossiê: Processos formativos em contextos locais

Organizadores

Prof. Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão - Universidade Estadual da Paraíba, Brasil

Profa. Dra. Verônica Maria de Araújo Pontes - Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Prof. Dr. Fernando José Fraga de Azevedo - Universidade do Minho, Portugal

Editora-chefe

Profa. Dra. Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará, Brasil

Publicado: 2024-03-26

Artigos

  • A NATUREZA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FEIRA LIVRE

    Josélia Carvalho de Araújo , Rita de Cássia da Conceição Gomes , Moacir Vieira da Silva , Jhose Iale Camelo da Cunha
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92068
  • CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS EM DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA

    Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Maria Kelia da Silva, Jean Mac Cole Tavares Santos
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92673
  • DASHBOARD COMO INSTRUMENTO TECNOLÓGICO PARA APRIMORAR O ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

    Samuel Soares Barbosa, Ricardo Fagundes Freitas da Cunha, Robson Costa de Castro
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92603
  • DISPUTAS DISCURSIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL HEGEMONIA, DIFERENÇA E CONTINGÊNCIA

    Leonardo Agostinho da Silva , Meyre-Ester Barbosa de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92555
  • “ESCOLA SEM PARTIDO” UMA DISTORÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA INCULCADA PELAS CLASSES DOMINANTES

    Maria Kelly Rocha da Silva, José Gerardo Vasconcelos, Isabele Barbosa da Silva Monteiro, Suyane Lima de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92621
  • ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS TECENDO REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

    Suiane Costa Alves
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92610
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS DO GT 08 DA ANPED (2015 - 2021)

    Emerson Augusto de Medeiros, Vanessa de França Almeida Gurgel, João Bosco Santana Bezerra, Giovana Carla Cardoso Amorim
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92505
  • NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS CONTRIBUTOS, SINGULARIDADES E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

    Ana Paula Martins Farias Vasconcelos, Sinara Mota Neves de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92620
  • O ENSINO DA DIVERSIDADE CULTURAL CONTEXTOS LOCAIS NO BRASIL E EM PORTUGAL

    José Manuel Vieira Soares de Resende , Guilherme Paiva de Carvalho , Aline Raiany Fernandes Soares
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92674
  • O ENSINO DA LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA DE MOSSORÓ (RN)

    Verônica Maria de Araújo Pontes, Fernando Fraga Azevedo , Jean Mac Cole Tavares Santos
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92609
  • O PROTAGONISMO JUVENIL COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTALIDADE NO NOVO ENSINO MÉDIO UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETO DE VIDA

    Francisco Vieira da Silva, Fernanda Alves Cavalcante
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92504
  • O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES

    Maria do Socorro Souza , Neuza Sofia Guerreiro Pedro
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92624
  • OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ENSINO DE MÚSICA E OS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DO IFRN ALGUMAS CONEXÕES

    Artur Fabiano Araújo de Albuquerque, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Elda Silva do Nascimento Melo
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.91951
  • PAULO FREIRE E AS “40 HORAS DE ANGICOS (RN)” (1963) ENTRE NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS E A FORMAÇÃO INVENTIVA DO “SUJEITO INACABADO”

    Maria das Graças da Cruz Barbosa, Luciana Martins Teixeira dos Santos, Maria Elizete Guimarães Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92626
  • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOSSORÓ-RN E A GESTÃO DEMOCRÁTICA REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO CARGO DE DIRETOR

    Allan Solano Souza, Bruno Layson Ferreira Leão, Dionísio Luis Tumbo, Thayse Mychelle de Aquino Freitas
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92398
  • TRAJETÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ASSENTAMENTO ZUMBI DOS PALMARES-MARI (PB)

    Kamila Karine dos Santos Wanderley, Patrícia Cristina de Aragão, Severino Bezerra da Silva
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v45in.91.92622