ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE DANOS VOLTADAS PARA ESTUDANTES QUE USAM DROGAS
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.93958Palavras-chave:
Drogas, Redução de danos, EstudantesResumo
O consumo de drogas entre estudantes tem aumentado significativamente nos últimos anos. Em resposta, diversas estratégias de redução de danos têm sido desenvolvidas para mitigar os efeitos negativos do uso excessivo. Este estudo investiga, por meio de uma revisão integrativa da literatura, as estratégias de redução de danos direcionadas a estudantes que fazem uso de drogas. A amostra final, composta por 18 artigos selecionados nas bases de dados LILACS e MEDLINE e publicados entre 2005 e 2023, foi dividida em estudos empíricos e teóricos. Os estudos apontam para transformações significativas nessas estratégias, destacando a importância de abordagens inclusivas, baseadas em evidências científicas, programas online e envolvimento comunitário. Essas mudanças desafiam a perspectiva tradicional de abstinência exclusiva, promovendo uma educação mais ampla e humanizada que pode contribuir significativamente para a saúde de adolescentes e jovens. Contudo, destaca-se a necessidade de novos estudos que reconheçam as identidades e realidades diversas das adolescências e juventudes, pois não existem experiências universais.
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