Vol. 46 Núm. 93 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO: REFLEXÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

					Ver Vol. 46 Núm. 93 (2024): DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO: REFLEXÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

ORGANIZADORES DO DOSSIÊ

Dr. Júlio Araújo – Universidade Federal do Ceará – UFC

Dra. Elsa Ozobra – Universidade Licungo – Unilicungo – Moçambique

Dr. Luís Carlos Ferreira - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

Dr. Messias Dieb - Universidade Federal do Ceará – UFC

EDITORA-CHEFE 

Profa. Dra. Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará – UFC

Publicado: 2024-12-19

Artigos

  • EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO NUANCES DA NATUREZA SISTÊMICA DA EDUCAÇÃO OCIDENTALIZADA, EXIGÊNCIA PARA UMA LUTA POLÍTICA EDUCACIONAL DECOLONIAL NO SUL GLOBAL

    Luis Eduardo Torres Bedoya
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94493
  • “TODO PRETO É FEIO” LETRAMENTO RACIAL, IDENTIDADE E (RE)EXISTÊNCIA

    Queila Barbosa Lopes, Diana Ketlem Paula do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94478
  • PÍLULAS ANTIRRACISTAS DIÁLOGOS ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLAS

    Elayne Pinheiro Melo, Jonê Carla Baião
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94485
  • QUEBRANDO AMARRAS DISCURSOS DE RUPTURA E CONTINUIDADE NO PROCESSO CONSTITUTIVO IDENTITÁRIO DA MULHER NEGRA

    Francisca Ramos-Lopes, Alan David Oliveira dos Santos, Claudia Maria Benício Barros, Jéssica Jainne dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94480
  • ANÁLISE DA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM GUINÉ-BISSAU O IMPACTO DA EVASÃO NA EXCLUSÃO SOCIAL

    Luís Ferreira , Marina Tchuda Blabam , Messias Dieb
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94499
  • PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS RELACIONADAS AO GÊNERO E A APRENDIZAGEM DAS RAPARIGAS EM MOÇAMBIQUE

    Elsa Maria Frederico Livo Ozobra, Arcénio Olíndio Luís Luabo, Olinda Daniel Ramusseque
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94482
  • A PROBLEMÁTICA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA SUA CENTRALIDADE NO DISCURSO POLÍTICO E NA ÉTICA DA EQUIDADE NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

    Lando Emanuel Ludi Pedro
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94489
  • EDUCAÇÃO E TRABALHO TRAJETÓRIAS DE VIDA DE MULHERES FEIRANTES EM BATURITÉ (CE)

    Maria Vitoria Silva Cardoso, Mara Rita Duarte de Oliveira Berraoui, Francisco Vitor Macêdo Pereira
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94503
  • EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COLAPSO AO ENSINO REMOTO

    Gabriela Moreles Trindade, Patrícia dos Santos Moura
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94492
  • RISCOS E BENEFÍCIOS DO USO DO CELULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Andressa Alves Soares, Gilson Xavier de Azevedo
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94481
  • ENSINO MÉDIO, JUVENTUDES E DESINFORMAÇÃO EM MEIO À CULTURA DIGITAL

    Renata Teixeira Nascimento, Aryanne Mila de Barros, Ana Lara Casagrande
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94494
  • SEMIÓTICA SOCIAL E LETRAMENTO RACIAL UMA PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO DE INGLÊS UTILIZANDO SÉRIE DE TV

    Lucas Eduardo Fernandes Bezerra, Maria Zenaide Valdivino da Silva
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94479
  • LÍNGUA RAÇA E ENSINO A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NÃO LICENCIADOS

    Lara Cordeiro Lisbôa, Gabriel Nascimento dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94495
  • O REENQUADRAMENTO ABUSIVO COMO MECANISMO DE MANIPULAÇÃO DO DISCURSO DE BOLSONARO ACERCA DAS URNAS ELETRÔNICAS

    Júlio Araújo, Melissa Maria do Nascimento Sousa
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94487
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E DESINFORMAÇÃO A LEI DAS FAKE NEWS (PL 2630/2020) E SUAS PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA

    Leonardo Dalla Rosa, Kleber Aparecido da Silva
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94497
  • PRÁTICA SOCIAL DA DESINFORMAÇÃO ANÁLISE DISCURSIVA DE NOTÍCIAS VEICULADAS NO PORTAL R7.COM

    Antonio Edson Alves da Silva
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94483
  • AFROCENTRICIDADE NA EDUCAÇÃO EPISTEMOLOGIA INOVADORA CONTRA A DESINFORMAÇÃO NA LUTA ANTIRRACISTA

    Fátima Maria Araújo Bertini, Julyanni Almeida Grandim, Antônio Arnaldo da Silva , Marinho Nhanri
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94491
  • OFICINA DE LEITURA COM TEXTOS MULTIMODAIS UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO SOBRE O RACISMO ESTRUTURAL

    Daniela da Silva Vieira
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94486
  • INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E DISCURSOS MAL-DITOS DIÁLOGOS NA EDUCAÇÃO PARA O COMBATE À DESINFORMAÇÃO

    Eleonora Figueiredo Correia Lucas de Morais
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94539
  • APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA DESAFIOS PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS E INFORMATIVAS ENTRE PESSOAS IDOSAS

    Jeniffer Ferreira Costa , Thais da Silva-Ferreira , Dante Ogassavara, José Maria Montiel
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94498
  • AS IMPLICAÇÕES DAS REDES SOCIAIS NA AUTOPERCEPÇÃO CORPORAL UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Juliane Reis Silva , Adriano Lopes de Souza, Mayrhon José Abrantes Farias
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94505
  • POBREZA MENSTRUAL QUESTÕES BIOLÓGICAS OU DICURSO DA “MONSTRUAÇÃO”?

    Clara Maria Teles Rodrigues, Jacqueline da Silva Costa, Claudemir Carvalho de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.36517/eemd.v46i93.94484