CRENÇAS E PRÁTICAS DE ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.94955Palabras clave:
Curso de Letras. A escrita no letramento acadêmico. Concepções de linguagem.Resumen
Ao investigar: quais são as crenças e as práticas de escrita que norteiam o letramento acadêmico dos graduandos do primeiro ano do curso de Letras? Realiza-se um estudo qualitativo-interpretativista e de campo, a partir de um questionário aos acadêmicos do curso de Letras de uma universidade pública do oeste do Paraná. O estudo se pauta nos pressupostos da perspectiva dialógica da linguagem (Volóchinov e Bakhtin, 1926; Bakhtin, 2003, 2008 [1963], 2016), compreendendo a escrita em uma perspectiva processual (Fiad, Marynk-Sabinson, 1991; Menegassi, 2010, 2011, 2016), no conceito de crenças (Barcelos, 2000, 2004) e no letramento acadêmico (Street, 1984, 1995; Lea, Street, 2006, 2014). Como resultado, constata-se que a prática de escrita dos professores em formação inicial apresenta resquícios das concepções de linguagem anteriores à perspectiva interacionista/dialógica.
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