O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96246Palabras clave:
Estágio supervisionado, Competências e habilidades, Licenciatura em QuímicaResumen
As experiências concretas das escolas públicas permitem ao estudante vivenciar situações que geram reflexões sobre a formação inicial. A pesquisa analisou o papel do estágio supervisionado na formação de habilidades e competências necessárias à prática docente dos licenciandos em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. O mapeamento das habilidades e competências presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (Resoluções n.º 2/2019 e n.º 4/2024) estabeleceu nexos com as experiências de 10 (dez) estudantes que concluíram o estágio supervisionado. A investigação apontou que os licenciandos ampliaram e desenvolveram conhecimentos necessários ao exercício da docência e que estão conscientes de que somente uma formação sólida, contextualizada e comprometida com o cenário educacional possibilita superar os desafios da Educação Básica.
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