A PRECARIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE EM ANGOLA
NOVOS CONTEXTOS, VELHAS PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/eemd.v47i94.96261Palabras clave:
precarização da profissão docente, professor, plano de formação de quadrosResumen
A escrita deste artigo resulta de um levantamento bibliográfico e documental e centra-se na análise dos cenários que evidenciam a precariedade da profissão docente em Angola. A análise baseia-se nas normas legais que regulam a política educativa angolana, no Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027, no Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente e outros, nos discursos políticos sobre a formação/formação de professores, correlacionando-os com a situação social e profissional que os professores enfrentam no contexto atual. A partir da análise das políticas e discursos políticos implementados, ficou evidente que a pobreza das práticas caracteriza a precariedade da profissão em decorrência de outros fatores como os seguintes: o controle e a burocratização do trabalho docente; a secundarização do seu papel na tomada de decisões; a falta de condições e de poder económico e financeiro; as más condições salariais, alimentadas por um forte sentimento de mal-estar docente. No entanto, a análise permitiu ilustrar que a produção de discursos políticos sobre a formação de professores não tem sido acompanhada pela melhoria da imagem social e profissional dos professores em Angola.
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