A simbiose entre a lembrança e o esquecimento

considerações acerca de uma política de memória na revista Semana Illustrada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep.v11i.93888.2025

Palabras clave:

Memória, Imprensa, Esquecimento

Resumen

A compreensão em torno da noção de “memória” ganhou novas percepções a partir de análises mais recentes, percebendo-a não apenas limitada ao âmbito do armazenamento, ideia fortemente defendida ao longo da história, mas inserindo-a numa relação entre o ato de recordar e o próprio esquecimento, sendo ela, portanto, uma construção seletiva. Pensando a construção de memórias coletivas, compreende-se a imprensa enquanto produtora de políticas de memória que buscam legitimar as visões de mundo consideradas ideais por determinado grupo. Este artigo busca traçar um debate acerca da “memória” e das políticas de memória atreladas às políticas de esquecimento e, a partir do exemplo da revista Semana Illustrada, evidenciar que a imprensa objetivou construir memórias acerca dos eventos tal logo eles ocorreram durante a Guerra do Paraguai, visando garantir a legitimidade do conflito frente a sociedade brasileira do século XIX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Rodrigues de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e graduado em História pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Realiza pesquisas sobre a História do Brasil independente com enfoque na Guerra do Paraguai, sobretudo em temas concernentes à política do Segundo Reinado e às representações sociais na Corte do Rio de Janeiro. Tem interesse na história da escravidão, da imprensa e da política no século XIX. Cursou um semestre em Mobilidade Acadêmica Internacional pela Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente atua como docente na educação básica, ministrando aulas de História e Sociologia.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

Souza, F. R. de. (2025). A simbiose entre a lembrança e o esquecimento: considerações acerca de uma política de memória na revista Semana Illustrada . Em Perspectiva, 11, 1–17. https://doi.org/10.36517/ep.v11i.93888.2025

Número

Sección

Artigo Original