Adoecimentos e litígios trabalhistas em Call Centers

análise dos processos Judiciais eletrônicos na 13ª Região da Paraíba

Autores/as

  • Gabriel de Araujo Souto PPGH-UFPB
  • Washington Marozan Pereira de Albuquerque Faculdade Trêss Marias

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep.v11i.93948.2025

Palabras clave:

Processos. Trabalho. Call Centers.

Resumen

Este estudo visa analisar as práticas de controle e monitoramento em call centers, com base em uma investigação de processos judiciais acessados via o Processo Judicial Eletrônico do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região.  Metodologicamente, a pesquisa emprega a análise documental de processos judiciais, contextualizando as práticas de controle observadas com teorias existentes sobre gestão em call centers. O estudo considera as contribuições de Holman e Fernie (2000) sobre a lógica de maximização da produtividade nesses espaços e de Chalhoub (2012) sobre o uso de processos judiciais como fontes na pesquisa histórica. Os processos estudados levantam questões importantes sobre a privacidade, a autonomia e os impactos psicológicos e sociais dos trabalhadores em ambientes altamente vigiados. Os resultados apontam para uma cultura organizacional marcada pelo controle extremo, que pode resultar em práticas abusivas e impactos negativos na saúde mental dos operadores. 

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Publicado

2025-06-30

Cómo citar

Souto, G. de A., & Albuquerque, W. M. P. de. (2025). Adoecimentos e litígios trabalhistas em Call Centers: análise dos processos Judiciais eletrônicos na 13ª Região da Paraíba. Em Perspectiva, 11, 1–19. https://doi.org/10.36517/ep.v11i.93948.2025

Número

Sección

Artigo Original