Merchandising social

a telenovela além do entretenimento

Auteurs

  • Jéfferson Balbino

DOI :

https://doi.org/10.36517/ep.v5i.41643.2019

Mots-clés :

Teledramaturgia, Sociedade, Merchandising Social

Résumé

A telenovela é uma importante expressão da cultura brasileira que ocupa um grande espaço na vida da sociedade. Diante disso, é necessário analisar qual o papel que esse produto audiovisual voltado para o entretenimento ocupa na esfera social, verificando as relações que se estabelecem entre os dois meios: o real e o fictício. Para isso vamos avaliar, sobretudo, a obra de dois novelistas brasileiros: Glória Perez e Manoel Carlos haja vista que são os roteiristas de televisão que mais recorrem ao chamado “merchandising social” em suas telenovelas e com isso, ainda, observaremos qual a contribuição que tanto os novelistas quanto a própria teledramaturgia brasileira oferecem instigando – e contribuindo – nas discussões de problemas sociais existentes na realidade da sociedade brasileira. Para tal intento, utilizaremos os estudos de Marcio Ruiz Schiavo (2002), cientista em comunicação social e, também, do historiador Jéfferson Balbino (2013).

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Publiée

2019-07-18

Comment citer

Balbino, J. (2019). Merchandising social: a telenovela além do entretenimento . Em Perspectiva, 5(1), 217–233. https://doi.org/10.36517/ep.v5i.41643.2019

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático

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