Representação da homossexualidade e da negritude na telenovela A Próxima Vítima

uma reflexão crítica na historiografia da teledramaturgia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep.v11i.95127.2025

Palavras-chave:

Telenovela, Representatividade, Negritude, Homessexualidade

Resumo

A telenovela A Próxima Vítima, escrita por Silvio de Abreu, produzida e exibida pela TV Globo em 1995, trouxe à tona questões centrais sobre a representação da homossexualidade e da negritude na televisão brasileira. A obra inovou ao apresentar, de maneira inédita, uma família negra de classe média alta, rompendo com estereótipos historicamente presentes na teledramaturgia nacional. Além disso, incluiu o personagem Jefferson (interpretado por Lui Mendes), um jovem homossexual enfrentando preconceitos e desafios sociais. Para compreender o impacto dessas representações, este artigo dialoga com as perspectivas de George Reid Andrews (1998), que examina as dinâmicas raciais no Brasil, Douglas Kellner (2001), que aborda a mídia como um campo de disputas ideológicas e culturais e Joel Zito de Araújo (2004), que analisa a invisibilidade e os estereótipos da população negra na mídia brasileira. A partir dessas referências teóricas, a análise investiga como A Próxima Vítima contribuiu para o debate sobre diversidade e inclusão na mídia, considerando seus avanços e limitações. O estudo também avalia a recepção da telenovela pelo público e pela crítica, refletindo sobre a importância da teledramaturgia na construção de imaginários sociais e na promoção de debates sobre identidade, raça e sexualidade no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, São Paulo State University

Pós-Doutorando em Ensino de História pela UFPB. Doutor e Mestre em História pela UNESP, com ênfase em História Cultural. Desenvolve pesquisas voltadas à história da televisão brasileira, com especial interesse na teledramaturgia e suas interfaces com cultura, política, sociedade e processos de recepção. Possui diversos artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais e tem participado de eventos acadêmicos no Brasil e no exterior. Paralelamente à carreira acadêmica, é também jornalista, ator e autor das obras Teledramaturgia: o espelho da sociedade brasileira, Operários da arte e representações e recepção da homossexualidade na teledramaturgia da TV Globo (2005-2015).

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Balbino, J. (2025). Representação da homossexualidade e da negritude na telenovela A Próxima Vítima: uma reflexão crítica na historiografia da teledramaturgia brasileira . Em Perspectiva, 11, 1–15. https://doi.org/10.36517/ep.v11i.95127.2025

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)