A A revolução dos bichos: alegoria em metaficção historiográfica

Autores

  • Déborah Ulian Mendes Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Aurora Gedra Ruiz Alvarez Docente de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/0000-0002-1055-9233

Resumo

A Revolução Russa, de 1917, propunha reformar a sociedade soviética tornando-a igualitária, seguindo as concepções de Karl Marx. São os sucessos dessa utopia, cujo desfecho termina em malogro, que George Orwell plasma no romance A revolução dos bichos, uma alegoria desse fato histórico. A par dessa figura retórica que veste o discurso romanesco, o autor trabalha também com a metaficção historiográfica, isto é, na vertente da bivocalidade da alegoria produz uma ficção que polemiza a história. Para compreender como o escritor se vale desses tratamentos estéticos na narrativa, este artigo ampara-se: nos fundamentos de Heinrich Lausberg, João Adolfo Hansen e Flávio Kothe, para o estudo dos discursos constituídos no microcosmo da alegoria; nas elaborações teóricas de Linda Hutcheon, para dar embasamento às reflexões sobre a metaficção historiográfica; em concepções de Dominique Maingueneau e de José Luiz Fiorin, para examinar como se estabelecem as relações de poder nesse universo discursivo. Por esse olhar que pretende ser investigativo e analítico, este trabalho analisará como a alegoria se constrói na narrativa, reconfigurando as personalidades históricas na condição ficcional, modelando-as segundo essa dimensão caracterológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Déborah Ulian Mendes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aurora Gedra Ruiz Alvarez, Docente de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Realizou o Estágio Sênior Pós-Doutoral na Universidade de Indiana, campus de Bloomington

Downloads

Publicado

2022-09-26