ESTUDO DA EVASÃO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DE FORTALEZA-CEARÁ
Resumo
Atualmente, com o surgimento de escolas de tempo integral e/ou de escolas profissionalizantes, muitos estudantes ficam muito tempo longe de casa, com muitas atividades a serem realizadas e que, possivelmente, podem causar uma exaustão física e mental em longo prazo, pois juntamente a isso existem as pressões externas para conseguir um emprego e estudar em uma faculdade. Em adendo, muitas dessas escolas não possuem estrutura adequada para a educação profissional de qualidade. Assim, o presente projeto de pesquisa tem o intuito de realizar um trabalho de identificação das causas da evasão escolar entre alunos do ensino médio profissionalizante de uma escola estadual de Fortaleza - Ceará. Para isso, buscará sua fundamentação teórica em conceitos propagados pelos documentos oficiais que tratam da educação profissionalizante e nos trabalhos de pesquisadores sobre a temática do ensino profissionalizante e da evasão escolar, tais como Araújo e Santos (2012), Dore e Lüscher (2011) e Moreira (2011). O tipo de pesquisa que realizaremos será de natureza qualitativa, pois consideramos como sendo a melhor abordagem para este trabalho, segundo os aspectos conceituais sobre esse tipo de pesquisa discutidos por Mynaio (2001). O método de coleta de dados se dará através de observação, anotações e entrevistas com os sujeitos da pesquisa, que são os alunos, os professores e o diretor da referida instituição de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Martins, I. H. de C., & Dieb, M. H. (2017). ESTUDO DA EVASÃO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DE FORTALEZA-CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4238. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29262
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.