EXPERIÊNCIA DE AQUARISMO NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA FEDERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Resumo
Este trabalho expõe uma experiência do Projeto de Extensão “Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza”, realizado na Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança - UUNDC. Trata-se da visão da professora da UUNDC e da bolsista (estudante de Pedagogia) acerca desta realização. O referido projeto foi realizado por alunos bolsistas do curso de Engenharia de Pesca, contemplando seus interesses de estudo. Beneficiou a UUNDC, com a experiência de aquarismo ou aquariofilia (criação de peixes) junto às crianças. Metodologia: O projeto ocorreu mensalmente no ano letivo de 2016. Os bolsistas promoveram atividades relacionadas ao tema peixes para a turma Infantil 5 (13 crianças com de 5 anos). Houve a integração dos bolsistas com as crianças na sala, no momento da brincadeira e de conversa na roda sobre peixes. Sucederam atividades como a apresentação de desenho animado da Turma da Mônica; aplicação de questionário para as crianças sobre peixes; desenho e pintura; e atividade lúdica com imagens de espécies marinhas. Foi montado um aquário de vidro e outro de garrafa pet, com espécies de peixes ornamentais de fácil criação para as crianças. A experiência culminou com visitação das crianças ao Laboratório de Piscicultura da UFC. Ao final do ano letivo, as atividades do projeto integraram a exposição de projetos da turma. A professora da UUNDC, que orienta as ações de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), avaliou positivamente as mediações. A UUNDC inserida no contexto universitário beneficia-se de diversos projetos que favorecem a diversificação das experiências para as crianças. Ressalta-se assim, o envolvimento, curiosidade e encantamento das crianças com as vivências proporcionadas pelo Projeto Aquarismo. Destaca-se também a construção conjunta de conhecimentos e as reflexões acerca da preservação ambiental ocorridas durante o projeto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
FalcÃo, A. K., & Albuquerque Arraes Freire, D. I. (2017). EXPERIÊNCIA DE AQUARISMO NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA FEDERAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4241. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29265
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.