MODELOS DE REGRESSÃO PARA ESTIMAR O PESO VIVO DE OVINOS DA RAÇA SANTA INÊS A PARTIR DE MEDIDAS CORPORAIS
Resumo
O conhecimento do peso corporal dos animais é importante para se avaliar o crescimento, permitir a estratificação da alimentação dos animais, além de ser uma ferramenta importante para monitorar o manejo sanitário, reprodutivo e programas de melhoramento genético animal. O acompanhamento do crescimento dos animais pode ser feito pelo peso e por medidas corporais fáceis de medir e com elevado grau de associação entre elas, podendo ser um critério de escolha quando desejamos predizer a variação em uma delas por mudança unitária na outra. Foi proposto neste estudo ajustar e validar modelos de regressão para estimar o peso corporal dos animais a partir de suas medidas corporais. Utilizando modelos de regressão obtidos pelo processo de eliminação passo a passo (proc reg; options stepwise) do programa estatístico SAS@, foi possível ajustar três equações de regressão selecionadas pelo valor do coeficiente de determinação (R2), a partir de 947 observações pareadas de ovinos Santa Inês e SRD, criados nas condições edafoclimáticas de fazendas localizadas no sertão do Ceará. A equação com maior utilidade pratica e com ajuste satisfatório (R2=0,76) apresentou significância (p<0,001) para os efeitos linear, quadrático e cúbico, com intercepto igual a 45,27, mudança por unidade de perímetro corporal linear de –1,32; no perímetro quadrático de 0,014 e no perímetro cúbico de 0,0002. Essa equação permite a obtenção do peso vivo do animal com menor custo, praticidade e boa acurácia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Nunes, Y. O., & Martins, G. A. (2017). MODELOS DE REGRESSÃO PARA ESTIMAR O PESO VIVO DE OVINOS DA RAÇA SANTA INÊS A PARTIR DE MEDIDAS CORPORAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4265. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29289
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.