ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFC
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar sobre o processo de inserção de uma estudante, do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Orquestra Sinfônica da UFC apresentando uma breve descrição sobre a Didática utilizada neste grupo. O contexto de inserção tem início no ano de 2014 quando ingressei no Curso de Licenciatura em Música da UFC. Nesta época a UFC não tinha uma Orquestra Sinfônica. Contudo, existia um grupo musical chamado Encordoados, que era formado por alguns alunos que tocavam instrumentos pelos corredores da instituição. Em 2015 com a admissão de quatro professores de instrumento inicia-se o processo de criação de um grupo orquestral sinfônico. Atualmente Orquestra Sinfônica da UFC (OSUFC) tem como objetivo ser uma orquestra didática, onde os músicos podem experimentar a vivência em instrumento musical a partir de uma experiência imersa em um grupo musical. Ser uma Orquestra Didática significa que os repertórios são pensados a partir do desenvolvimento técnico de cada naipe, respeitando a individualidade de cada aluno, através de um repertório pensado para que a orquestra evolua de forma equilibrada. Outra característica evidenciada no contexto da OSUFC é a execução de repertório popular e de compositores brasileiros, priorizando a cultura local indo de encontro aos estudos ativos de Kodaly (1983). Desta maneira, com este relato podemos entender, a partir da visão discente, uma construção pedagógica e musical de um grupo artístico no campo educacional, elaborando uma proposta coerente com o espaço local.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Barreira, R. de A., & Parente, F. X. (2017). ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4286. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29310
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.