A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O PROJETO CASA.

Autores

  • Lucas Antonio Alves Maia
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), foi criada em maio de 2009 pela Pró-Reitoria de Graduação como um programa de formação docente da UFC que busca – por meio de proposta dialógica e colaborativa – proporcionar ao docente um ambiente que possibilite a troca de experiências, valorizando o protagonismo e a trajetória de cada docente. As atividades da CASa têm como base os princípios de heterogeneidade, cooperação, interação, solidariedade, equidade e mudança. Considerando a relevância da CASa no contexto da formação docente o presente trabalho tem como objetivo avaliar a percepção dos docentes sobre a importância da CASa. Para a análise, fez-se uso dos seguintes parâmetros de avaliação: a) dados coletados pelo preenchimento de um questionário elaborado com o intuito de gerar informações a respeito da opinião dos docentes em relação ao programa; b) carga horária de participação de cada docente nos eventos da CASa; c) relação entre a quantidade de encontros do evento de formação e a frequência de docentes; d) média de tempo para a conclusão das 64h obrigatórias e) observação da interação dos docentes das diferentes unidades da UFC gerada pela aplicação da metodologia de formação docente presente nas diretrizes do programa. Por fim, as observações e inferências realizadas sobre os resultados obtidos na pesquisa indicam os eventos e as formações do programa CASa que estão sendo executados de forma mais efetiva e, principalmente, onde estão abaixo de seu potencial – para que assim seja possível realizar ajustes com o propósito de tornar a CASa um local de formação continuada docente na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Alves Maia, L. A., & Dias Filho, F. A. (2017). A VISÃO DO PROFESSOR SOBRE O PROJETO CASA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4330. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29354

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação