ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DE 2014 A 2016
Resumo
A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) é um Órgão Suplementar subordinado à Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Tem por finalidade aglutinar iniciativas já existentes, e outras a serem implementadas, que tenham como princípios norteadores a inovação de políticas e práticas de ensino e aprendizagem e a promoção da excelência no ensino, pesquisa e extensão. Este espaço, ao proporcionar a aproximação, fomento e integração dessas ações, procura consolidá-las e expandi-las junto a toda comunidade acadêmica: professores, servidores técnico-administrativos, alunos e parceiros da UFC. Diante disso, observou-se a importância de um mapeamento dentre os principais temas de Inovação Acadêmica que estão presentes na Universidade, tendo como foco as Metodologias Ativas. O presente trabalho tem como objetivo sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância da inserção de novas metodologias na prática docente assegurando, por conseguinte, uma futura integração entre projetos e professores das mais diversas áreas do conhecimento. Foi feita uma pesquisa exploratória, que buscou conhecer a utilização das Metodologias Ativas na formação acadêmica na universidade, a partir de dados encontrados nos portais dos Encontros Universitários, considerando o período de 2014 a 2016. A busca foi realizada utilizando-se, principalmente, o termo metodologias ativas. Portanto, a partir da coleta e análise dos dados, diferentes cenários são retratados, tendo o discente como protagonista na construção e produção do seu conhecimento. Ademais, nota-se que as novas formas de trabalhar com a educação no ensino superior procuram romper com o modelo tradicional de aprendizagem de forma a reorganizar a teoria e a prática. Metodologias que contemplem um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e favoreçam uma maior aproximação entre professores e alunos são avaliadas como essenciais à formação de profissionais críticos e reflexivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Carvalho de Oliveira, B., Rodrigues da Cruz, M., & Dias Filho, F. A. (2017). ABORDAGEM DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS DE 2014 A 2016. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4331. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29355
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.