CONHECIMENTO DOS FATORES ATUANTES NA ESCOLHA DOS CURSOS DE GRADUAÇAO PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COMO ELEMENTO PARA A COMPREENSÃO DA EVASÃO: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Há uma crescente preocupação com os elevados índices de evasão dos cursos de graduação nas Instituições de Ensino Superior. Sendo, a evasão discente definida como a saída do curso de graduação, sem concluí-lo. A preocupação com este fenômeno tem sido alvo de estudos que buscam compreender como ele se constrói e quais são os fatores intervenientes. O objetivo do estudo foi verificar os fatores que atuam na escolha do curso de graduação por alunos do 3o ano do ensino médio das escolas públicas e privadas de Fortaleza – CE e avaliar o grau de conhecimento dos alunos sobre o curso de Engenharia de Alimentos. Para a coleta de dados foi aplicado como instrumento um questionário contendo 14 assertivas, que tratavam de fatores determinantes na escolha do curso de graduação pelos alunos, incluindo o conhecimento sobre o curso de Engenharia de Alimentos. Participaram do estudo, os alunos do 3o ano do ensino médio de 3 escolas públicas e 3 escolas privadas, cujo critério de seleção utilizado foi o raio de proximidade dessas com o Campus do Pici – UFC e o aceite da instituição para participar do estudo. Para a seleção das escolas foi usada uma lista gerada a partir dos dados disponíveis no site Data Escola Brasil. Feito isso, os questionários foram aplicados in loco pelos alunos integrantes do projeto. Os dados obtidos foram consolidados e tratados estatisticamente pelo Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC. Com os resultados obtidos, foi possível construir um panorama prévio sobre os elementos que influenciam na escolha dos cursos de graduação, que pode auxiliar a UFC em suas ações de extensão com esse foco, e quantificar o nível de conhecimento dos alunos sobre a Engenharia de Alimentos, a fim de orientar as ações de divulgação do curso nas escolas de ensino médio como uma forma de minimizar a evasão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Vasconcelos, L. dos S., Lemos, T. de O., Souza de Araújo, A. M., Ribeiro de Alencar, V., Teixeira, W. B., & Rodrigues, M. do C. P. (2017). CONHECIMENTO DOS FATORES ATUANTES NA ESCOLHA DOS CURSOS DE GRADUAÇAO PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COMO ELEMENTO PARA A COMPREENSÃO DA EVASÃO: UM ESTUDO DE CASO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4363. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29387
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.