MATERIAL COMPLEMENTAR E MINICURSO DE MATEMÁTICA APLICADA À FÍSICO-QUÍMICA: TENTATIVA PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NAS DISCIPLINAS DE FÍSICO-QUÍMICA DO CURSO DE QUÍMICA
Resumo
A dificuldade de aprendizado em matemática no Brasil é recorrente na maioria dos estudantes do Ensino Médio. Isso resulta em uma dificuldade ainda maior nas disciplinas de matemática do ensino superior, tal como Cálculo Diferencial e Integral (CDI). Para a realidade dos cursos de Química, esse baixo desempenho é refletido nas disciplinas que utilizam conceitos matemáticos, principalmente em Físico-Química (FQ), que utiliza desde noções básicas de diferenciação vistas em CDI I a equações de múltiplas variáveis, assunto tratado em CDI III, entre outros conceitos. O objetivo desse trabalho foi fortalecer esses conceitos matemáticas e conseqüentemente melhorar o aprendizado nas disciplinas de Físico-Química (FQ), através de um minicurso de Matemática Aplicada à FQ (MAFQ) e uma apostila de matemática complementar, como material de apoio. A elaboração da apostila de MAFQ e do minicurso, ofertado aos estudantes das disciplinas Físico-Química I (FQ I) e Físico-Química Teoria I (FQT I), foram preparados pelo bolsista com supervisão docente. Durante o minicurso foi passado duas provas para comparar o rendimento, antes e depois, das aulas do mesmo. O minicurso foi ofertado para as turmas de FQ I e FQT I em 2017.1 e em 2017.2. Em 2017.1, 28% dos matriculados nas disciplinas se inscreveram no minicurso e 100% tiveram acesso à apostila. Com resultados parciais desse trabalho, verificou-se que, para aqueles alunos assíduos na atividade proposta, uma elevada melhoria no rendimento acadêmico, comparando as duas avaliações. Em 2017.2, 30% dos estudantes se inscreveram. O curso ainda está em andamento. Como resultado final desse trabalho, espera-se uma diminuição do número de alunos reprovados, em comparação com outras turmas e, consequentemente uma redução da evasão do Curso de Bacharelado em Química.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Barbosa, A. S., Casciano, P. N. da S., Magalhães, A. C., & Beserra Almeida, M. M. (2017). MATERIAL COMPLEMENTAR E MINICURSO DE MATEMÁTICA APLICADA À FÍSICO-QUÍMICA: TENTATIVA PARA REDUÇÃO DA EVASÃO NAS DISCIPLINAS DE FÍSICO-QUÍMICA DO CURSO DE QUÍMICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4408. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29432
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.