TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS PARA ENGAJAMENTO DISCENTE DO ENSINO SUPERIOR
Resumo
As metodologias ativas visão estimular o aprendizado de forma ativa e a participação dos estudantes, colocando-os como protagonistas em sala de aula. Em contraste com os métodos tradicionais, na qual o professor é o centro do processo. As metodologias ativas propõem discussões e problemas a serem resolvidos, que exigem pensamento crítico, criatividade e colaboração. O projeto de Tecnologias e Metodologias ativas para o engajamento do discente do ensino superior visa aplicar metodologias ativas utilizando tecnologias. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais, que possui 64 horas e é uma disciplina fundamentalmente teórica, do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Aborda as principais teorias de cognição: Behaviorismo, Gestalt e Sociocultural. Com uma metodologia voltada à resolução de problemas, as teorias são trabalhadas com dinâmicas cujo conteúdo e dinâmicas são alinhadas com a respectiva teoria. Na teoria Behaviorista, foi desenvolvido um jogo em formato de quiz, no qual os discentes utilizam conceitos da teoria como o reforço positivo, negativo e punição. Os alunos com mais pontos ganhavam uma premiação. Para a teoria da Gestalt, foi proposto desafios de formas, que propiciavam o uso de insight. Além disso, foram disponibilizados jogos e vídeos para os alunos experimentar e identificar teoria nas mídias selecionadas. Na teoria Sociocultural foi desenvolvido um jogo baseado em RPG na qual os alunos precisavam se comunicar com outros colegas mediados pelo computador para desvendarem uma senha. Todas essas atividades foram supervisionadas pelos professores da disciplina junto com os monitores, acompanhando o progresso dos alunos. Ao final da disciplina, foi disponibilizado para os alunos um questionário de avaliação sobre as metodologias utilizadas. Com os resultados analisados, o projeto segue para o seu segundo semestre e irá melhorar os pontos apontados pelos alunos no questionário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Serra Souza, A. N., Costa, M. de J., dos Santos, G. de P. M., Sá, R. A., & Freire, R. S. (2017). TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS PARA ENGAJAMENTO DISCENTE DO ENSINO SUPERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4473. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29497
Edição
Seção
VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.