TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS PARA ENGAJAMENTO DISCENTE DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Antonio Nathan Serra Souza
  • Maria de Jesus Costa
  • Gabriel de Paula Miranda dos Santos
  • Rafael Avilar Sá
  • Raquel Santiago Freire

Resumo

As metodologias ativas visão estimular o aprendizado de forma ativa e a participação dos estudantes, colocando-os como protagonistas em sala de aula. Em contraste com os métodos tradicionais, na qual o professor é o centro do processo. As metodologias ativas propõem discussões e problemas a serem resolvidos, que exigem pensamento crítico, criatividade e colaboração. O projeto de Tecnologias e Metodologias ativas para o engajamento do discente do ensino superior visa aplicar metodologias ativas utilizando tecnologias. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais, que possui 64 horas e é uma disciplina fundamentalmente teórica, do curso de Sistemas e Mídias Digitais. Aborda as principais teorias de cognição: Behaviorismo, Gestalt e Sociocultural. Com uma metodologia voltada à resolução de problemas, as teorias são trabalhadas com dinâmicas cujo conteúdo e dinâmicas são alinhadas com a respectiva teoria. Na teoria Behaviorista, foi desenvolvido um jogo em formato de quiz, no qual os discentes utilizam conceitos da teoria como o reforço positivo, negativo e punição. Os alunos com mais pontos ganhavam uma premiação. Para a teoria da Gestalt, foi proposto desafios de formas, que propiciavam o uso de insight. Além disso, foram disponibilizados jogos e vídeos para os alunos experimentar e identificar teoria nas mídias selecionadas. Na teoria Sociocultural foi desenvolvido um jogo baseado em RPG na qual os alunos precisavam se comunicar com outros colegas mediados pelo computador para desvendarem uma senha. Todas essas atividades foram supervisionadas pelos professores da disciplina junto com os monitores, acompanhando o progresso dos alunos. Ao final da disciplina, foi disponibilizado para os alunos um questionário de avaliação sobre as metodologias utilizadas. Com os resultados analisados, o projeto segue para o seu segundo semestre e irá melhorar os pontos apontados pelos alunos no questionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Serra Souza, A. N., Costa, M. de J., dos Santos, G. de P. M., Sá, R. A., & Freire, R. S. (2017). TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS PARA ENGAJAMENTO DISCENTE DO ENSINO SUPERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4473. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29497

Edição

Seção

VII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação