A CASA SEDE DO ASSENTAMENTO ARAGÃO: TRANSDISCPLINARIDADE E RESSIGNIFICAÇÕES NO ESPAÇO RURAL

Autores

  • Lucio Alves Gurgel Junior
  • Maria Lucia de Sousa Moreira

Resumo

Dentre as sinas de ser humano, uma delas está em seu constante processo de significação do mundo. Significados, tecidos por todos os povos, riscam e desenham em cima do globo terrestre. Seja na cidade ou no campo, o espaço é morada de significados que desvelam culturas, histórias, construções e desconstruções sociais, ambientais e econômicas. Assim, tendo em vista a importância do olhar para o espaço, este trabalho volta-se para uma análise transdisciplinar das significações e ressignificações da Casa Sede do Assentamento Aragão (Miraíma - CE). Para atingir tal objetivo, o trabalho terá como metodologia a pesquisa etnográfica, com a intenção de fazer emergir os significados latentes no espaço, em um diálogo transdisciplinar com o pensamento econômico-ecológico, buscando revelar nuances e intercessões, conflituosas ou harmônicas, nas esferas ambientais, sociais e econômicas. Através dos presentes e fragmentados resultados de uma pesquisa em andamento, pode-se perceber que a instituição do Assentamento Aragão representa um ponto de inflexão na significação da Casa Sede pelos agricultores. Revolucionando práticas, posições, relações de poder e pertencimentos ao referido espaço. Assim, articula-se uma modificação no modo de produção com transformações sociais e uma nova relação com a terra. Ao fim, espera-se que, com este estudo, seja possível caminhar para uma construção de uma maior literatura acerca da realidade do Assentamento Aragão, assim como facilitar a caminhada de outros assentamentos para esta maior visibilização a partir de uma perspectiva transdisciplinar e econômico-ecológica.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Gurgel Junior, L. A., & Moreira, M. L. de S. (2017). A CASA SEDE DO ASSENTAMENTO ARAGÃO: TRANSDISCPLINARIDADE E RESSIGNIFICAÇÕES NO ESPAÇO RURAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4487. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29511

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial