A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO SOAR NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS: REFLEXÕES DAS EXPERIÊNCIAS
Resumo
O presente trabalho busca refletir sobre as experiências realizadas com as crianças do Projeto Sonhar, Acreditar, Realizar (SOAR), idealizado em abril de 2017, como projeto de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Surgiu na perspectiva de promover aprenderes diversos na comunidade Cristo é Vida, espaço religioso que promove o reforço escolar para as crianças do bairro Pirambu, em Fortaleza-CE. O intuito do projeto é difundir estudos e reflexões sobre a educação infantil, tendo como suporte teórico estudos de autores como: Vygotsky (1989), Campos (2009) e Luckesi (2014), promovendo espaços de formação das professoras e o desenvolvimento das crianças por meio de práticas lúdicas. Objetiva-se analisar a contribuição das ações promovidas no desenvolvimento das crianças e a abordagem de suas perspectivas. A metodologia utilizada tem um caráter qualitativo, tendo como suporte as observações do diário de campo, centrando-se na compreensão da dinâmica do contexto em que os sujeitos estão relacionados, conforme Minayo (2001) nos apresenta. Os resultados apontaram que, para as crianças, o projeto configura-se um espaço de muita distração e divertimento, demonstrando também diferentes formas de envolvimento com as ações planejadas pelos bolsistas no sentido de abarcarmos a dimensão lúdica que envolve o contexto em que elas estão inseridas. Conclui-se então, que as ações desenvolvidas pelo projeto proporcionaram um importante conhecimento sobre a infância e os modos de educação das crianças, desenvolvendo-se práticas pedagógicas significativas que favorecem o desenvolvimento dessas crianças, dando-lhes diferentes formas de expressão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Soares do Vale, A., Rodrigues, A. de S. A., Oliveira, L. dos S., & Porto, B. de S. (2017). A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO SOAR NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS: REFLEXÕES DAS EXPERIÊNCIAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4488. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29512
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.