EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: O DESAFIO DA ACESSIBILIDADE NO CURSO DE MÚSICA DA UFC

Autores

  • Paulo Mateus Silva Simiao
  • Newton Sérgio Lima Junior
  • Gutemberg Freitas de Andrade
  • Gerardo Silveira Viana Junior

Resumo

Desde o ano de 2010, com a criação do Núcleo de Musicografia Braille da Universidade Federal do Ceará, percebe-se uma preocupação no Curso de Licenciatura de Música do Instituto de Cultura e Arte em garantir a inclusão de estudantes com deficiência. Sobretudo a partir de 2016 quando, pela primeira vez, um estudante com deficiência visual ingressa nesse curso. O Núcleo de Musicografia Braille (NMB/UFC) já havia se dedicado a transcrever para o Sistema Braille algumas das obras utilizadas nas disciplinas do Curso de Música, o que favoreceu a adaptação desse estudante aos estudos acadêmicos de Música. No entanto, desde 2013, o NMB não se encontrava mais em funcionamento. Diante dessa constatação, alguns bolsistas do PET Música decidiram retomar as atividades do núcleo, objetivando favorecer a inclusão de pessoas com deficiência no Curso de Música da UFC. Inicialmente, esses bolsistas passaram a dar continuidade aos trabalhos do antigo NMB, a partir da retomada da transcrição dos materiais didáticos das disciplinas para o Sistema Braille, utilizando os softwares Musibraille e Braille Fácil. No entanto, o grupo sentiu a necessidade de ampliar o seu escopo de ação, passando a contemplar outros tipos de deficiências, além da visual. Assim, os bolsistas passaram a promover palestras e se dedicar ao estudo de diversos trabalhos de Educação Musical para pessoas com deficiência auditiva, cognitiva, etc. Como resultados parciais, o grupo organizou até o momento uma revisão de literatura a partir de diversas publicações no campo da Educação Musical Inclusiva e concluiu a transcrição para o Braille do livro “Music For Sight Singing” (OTTMAN, Robert W.; ROGERS, Nancy, 8th. Edition, 2011), utilizado nas quatro disciplinas de Percepção e Solfejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Silva Simiao, P. M., Lima Junior, N. S., Freitas de Andrade, G., & Viana Junior, G. S. (2017). EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA: O DESAFIO DA ACESSIBILIDADE NO CURSO DE MÚSICA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4548. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29572

Edição

Seção

IV Encontro de Programas de Educação Tutorial