INFLUÊNCIA DO SEXO E TIPO DE NASCIMENTO SOBRE O PESO CORPORAL DE OVINOS DESLANADOS CRIADOS NO SEMIÁRIDO NORDESTINO
Resumo
Este trabalho teve por objetivos verificar a influência do grupo genético sobre a fertilidade, prolificidade e o peso ao nascimento e ao desmame de cordeiros deslanados criados no semiárido nordestino. O experimento foi conduzido na fazenda Experimental Lavoura Seca em Quixadá. Um total de 68 ovelhas adultas e não prenhes foram usadas nesse estudo, sendo 30 da raça Santa Inês (17 fêmeas eram de pelagem vermelha e 13 de pelagem preta), 28 da raça Morada Nova Branca e 10 ovelhas da raça Morada Nova Vermelha. À noite, as fêmeas eram distribuídas de acordo com o genótipo em quatro baias diferentes e acasaladas com respectivos reprodutores. Os cordeiros foram pesados logo após o nascimento e ao desmame com três meses de idade. Os dados de peso dos cordeiros foram analisados pelo GLM Procedure do programa estatístico (SAS 9.1). O peso dos cordeiros ao nascimento e ao desmame foi maior nos machos que nas fêmeas (P<0,05). Os cordeiros provenientes de parto duplo apresentaram menor peso corporal ao nascimento e ao desmame (P<0,05). Apesar do menor peso corporal verificado nos cordeiros oriundos de parto duplo, a produtividade total dos cordeiros em quilogramas de peso corporal foi superior aos nascidos de parto simples. Conclui-se que o sexo do cordeiro tem influencia sobre o peso corporal ao nascimento e ao desmame de cordeiros deslanados e que animais nascidos de parto simples têm maior probabilidade de apresentarem melhor desenvolvimento corporal que os nascidos de parto duplo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Paulino Barrozo, A. C., Barbosa, A. B. da S., Cardoso, S. C., Martins, G. A., Nascimento Campos, A. C., & Figueiredo Gadelha, C. R. (2017). INFLUÊNCIA DO SEXO E TIPO DE NASCIMENTO SOBRE O PESO CORPORAL DE OVINOS DESLANADOS CRIADOS NO SEMIÁRIDO NORDESTINO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4571. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29595
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.