PET-PEDAGOGIA E PET-ENGENHARIA AMBIENTAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA LÚDICA.
Resumo
O presente analisa a experiência no projeto de Extensão , em Parceria com o PET- Engenharia Ambiental, denominado Projeto SAneamento, MEio Ambiente, EducAR (SAMEAR). Ele teve como principais objetivos educar alunos do Ensino Fundamental acerca dos conceitos de Educação Ambiental e discutir com eles sobre este tema. Os conteúdos abordados foram divididos em quatro aulas expositivas, com intervenções lúdicas, além de realizarmos um evento de culminância, referenciado pela criação e implementação de um jogo. Os encontros aconteceram em 2017.1, numa escola pública da rede municipal. No primeiro encontro, foram tratados assuntos pertinentes à água, nos encontros seguintes os conteúdos abordados foram respectivamente: drenagem urbana, esgoto e resíduos sólidos. Utizamos como aporte térico os seguintes autores: PORTO (2013), BRASIL (2009) e RONDON (2007). Por fim, concebemos e realizamos um jogo, síntese de experiências e dos assuntos abordados ao longo do semestre. O jogo consistia em um tabuleiro humano contendo perguntas referentes ao conteúdo trabalhado.. Segundo Porto (2013), através do jogo as crianças expressam a compreensão da forma como organiza-se o mundo em que nasceram, reproduzindo o aprendizado da cultura. Percebemos que por meio do jogo as crianças ficaram muito mais desinibidas para exporem suas aprendizagens, diferente do que havíamos observado anteriormente durante nos intervenções em sala.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Moreira da Costa, R., Braga, A. R., & Porto, B. de S. (2017). PET-PEDAGOGIA E PET-ENGENHARIA AMBIENTAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA LÚDICA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4625. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29649
Edição
Seção
IV Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.