INVESTIGADOR PERPLEXO: A RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO E O SER QUE INTERROGA A AUSÊNCIA DO USO DO CELULAR EM SALA DE AULA.

Autores

  • Laryce de Carvalho Rodrigues De Oliveira
  • Alexsandra Helena Silveira Gomes

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um discurso tecido pelas análises do saber filosófico mediante a um questionamento paradoxalmente instantâneo, tomadas no contexto educacional quanto ao por que do não uso do celular em sala de aula. Diante de um significado implícito e interrogações postas, somos prisioneiros de uma caverna repleta de tecnologias que facilitam a nossa morada dentro dela. Essas análises trazem inúmeros desdobramentos para pensar-se filosoficamente fazendo uma analogia ao mito da caverna de Platão, no caso, mundo inteligível e a sociedade contemporânea. A pesquisa apresenta um caráter qualitativo bibliográfico destinado a gerar dados por meio de um formulário online. Tendo como público alvo turmas de 5º ano do ensino fundamental I de instituições públicas e privadas no município de Fortaleza, na concepção de que ambos responderão ao questionário devido à importância do uso do aparelho tecnológico como ferramenta indispensável em sala de aula. Assim, pelos fatos analisados, as respostas são elaboradas por situações de aprendizagem criadas pelas próprias turmas a levantar hipóteses e pesquisas para confirmá-las ou não. "Cada voluntário tira suas próprias conclusões a respeito dessa tecnologia". Esse trabalho procura utilizar em toda a sua extensão o celular como unidade de análise, sempre atento ao fato de que o mesmo é suficientemente importante para agregar fluidez de informação. Retomando uma indagação questionadora sobre uma visão conceitual pelas instituições que seria a maneira de não saber como lidar com o instrumento pertinente da pesquisa. Em razão de obter-se um referencial teórico e as diversas indagações escritas é possível inferir o uso do celular em uma abordagem interdisciplinar, já que somente lousa, giz e cadernos não são mais suficientes para manter essa geração motivada e interessada em aprender, além do incentivo, a busca pela pesquisa e inovação na educação construtivista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

De Oliveira, L. de C. R., & Silveira Gomes, A. H. (2017). INVESTIGADOR PERPLEXO: A RELAÇÃO ENTRE A ALEGORIA DA CAVERNA DE PLATÃO E O SER QUE INTERROGA A AUSÊNCIA DO USO DO CELULAR EM SALA DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4773. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29797

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência