VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CURSOS EAD

Autores

  • Jorge Gomes Andrade
  • Erineuda do Amaral Soares

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal propor experiências com videoaulas direcionadas às disciplinas de Introdução à Matemática, Matemática Fundamental, Matemática I, II, II e IV, Física I, II, III e IV, que possuem grande necessidade de elaborado raciocínio lógico, algébrico e matemático. O campo empírico escolhido para o trabalho ora apresentado são os cursos semipresenciais de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática oferecidos pela Universidade Federal do Ceará. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com licenciados dos segundo, quarto e sexto semestres dos referidos cursos, durante encontros presenciais em seus respectivos Polos na cidade de Caucaia – Ceará. Os resultados parciais obtidos revelam que diante das dificuldades encontradas pelos discentes para compreensão do conteúdo e para resoluções de cálculos e situações-problema apresentadas nos exercícios, as videoaulas desempenham papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, facilitando o entendimento e proporcionando estratégias de aprendizagem que podem ser aplicadas em diversas questões propostas nas aulas. O estudo aponta ainda que por ser uma ferramenta assíncrona dispensa a necessidade de estar online como, por exemplo, nas webconferências, mostrando-se como um benefício para o aluno EaD, pois pode acessá-lo a qualquer momento. Desse modo, as videoaulas surgem como ferramenta poderosa no ensino a distância, podendo,inclusive, ser constantemente reformuladas, dando a oportunidade de outros estudantes serem os “atores” ajudando seus colegas e aprimorando suas habilidades em assimilar e propagar os conceitos e ideias estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Andrade, J. G., & Soares, E. do A. (2017). VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM CURSOS EAD. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4799. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29823

Edição

Seção

III Encontro de Tecnodocência