ADAPTAÇÃO DE ESCALA DE CONTROLE SOCIOPOLÍTICO PARA O BRASIL NO ÂMBITO DO PROJETO PÓLIS
Resumo
O Projeto "Estudos em Psicologia Política" - Pólis - foi oficializado como projeto de extensão em 2013 visando introduzir essa área do conhecimento em nosso meio acadêmico, dentro da perspectiva do trabalho e das relações sociais e políticas, com um epicentro na reflexão sobre o comportamento político nas sociedades contemporâneas. Como afirma a Sociedade Brasileira de Psicologia Política, esse ponto de interseção deve estar entre duas áreas científicas, nomeadamente a Psicologia e a Política, para contribuir com a construção de um universo de debate no qual se incluam condições objetivas e subjetivas. Permeando a necessidade da Psicologia Política no projeto atual de subsidiar os debates sobre a discussão da laicidade do Estado como ponto de partida para a prática da justiça social e humana, o projeto deve ser coerente com outras abordagens na área. A exemplo do que anuncia a Revista de Psicologia Política como suas preocupações, e a partir da nossa própria trajetória, delineamos como objetivos o desenvolvimento de um campo interdisciplinar de reflexão e prática investigativa em torno de questões como: preconceito social, racismo, xenofobia, minorias, movimentos sociais, violência coletiva social, relações de poder, movimentos emancipatórios de povos e nações, valores democráticos e autoritarismos, laicismo, análises de discursos e ideologias, de universos simbólicos e práticas institucionais. No âmbito do projeto vem sendo desenvolvida atualmente a adaptação de uma escala estadunidense, já validada para aplicação em Portugal, com o objetivo de utilizá-la no Brasil em pesquisas sobre o controle sócio-político percebido por jovens estudantes secundaristas de escolas públicas e privadas. A Escala de Controle Sociopolítico aplicada a adolescentes (SPCS-Y) foi publicada por Peterson, Agre, Christens e Morton em 2011. Os autores foram contatados e concederam autorização para a sua adaptação em Fortaleza, bem como no Brasil por nosso grupo de pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Freitas da Silva, M. K., Feitosa, R. L., Feitosa, L. S., Félix de Oliveira, C., Campos, Ítalo R. de S., & Ribeiro Tupinamba, A. C. (2017). ADAPTAÇÃO DE ESCALA DE CONTROLE SOCIOPOLÍTICO PARA O BRASIL NO ÂMBITO DO PROJETO PÓLIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4881. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29905
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.