ALEITAMENTO MATERNO – AÇÕES DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E APOIO
Resumo
O aleitamento materno é a mais natural, sensível, econômica e eficaz ferramenta de proteção e nutrição para a criança. Amamentar é muito mais do que alimentar, pois está devidamente comprovada por publicações científicas a superioridade do leite materno sobre outros tipos de leite e o aleitamento materno como a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, tendo o potencial de evitar 13% das mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo. É importante, para os profissionais da área da saúde e ainda durante a graduação a sensibilização e o conhecimento sobre os benefícios e superioridade do leite humano em relação a outros tipos de leite; bem como subsídios para orientar com segurança sobre o uso de medicamentos bem como o esclarecimento para alunos e profissionais da área da saúde e lactantes sobre mitos e crenças errôneas que permeiam a amamentação. No Brasil, ações envolvendo promoção, proteção e apoio à amamentação têm importante relevância social, pois são elevadas as taxas de natalidade e mortalidade infantis em nosso país. Este projeto tem como objetivo geral a sensibilização dos estudantes dos cursos da área da saúde da Universidade Federal do Ceará e profissionais da área da saúde acerca da importância do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) nos primeiros 6 meses de vida da criança. As atividades realizadas até o presente momento foram Levantamento bibliográfico sobre Aleitamento Materno Exclusivo (AME), organização de material para estruturação dos cursos sobre AME; participação na elaboração dos cursos e planejamento das oficinas sobre AME. Foi elaborado um questionário a ser aplicado aos participantes dos cursos e oficinas, bem como uma cartilha contendo orientações básicas sobre AME.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Magalhaes, L. de C., Xavier Montezuma, B. O., & Mesquita Moreira, L. I. (2017). ALEITAMENTO MATERNO – AÇÕES DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E APOIO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4884. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29908
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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