APLICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA DIFUSÃO DOS SERVIÇOS CLÍNICOS FARMACÊUTICOS: INTEGRANDO TEORIA ACADÊMICA E PRÁTICA ASSISTENCIAL
Resumo
Introdução: A atuação clínica do farmacêutico tem sido legitimada através de normatizações do Conselho Federal de Farmácia (CFF) com regulamentação de novos Serviços voltados para o paciente. Para tanto, uma formação com esse foco se faz necessária. Neste sentido, o Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF) busca difundir esses conceitos, integrando teoria-prática assistencial. Objetivos: Apresentar Sessões Clínicas Integrativas (SCI) realizadas pelo CEATENF como estratégia de Educação Permanente para difundir os Serviços Farmacêuticos Clínicos (SFC). Métodos: Estudo descritivo (Abril-Set/2017), no qual o CEATENF realizou quinzenalmente RCI, envolvendo professores, farmacêuticos e alunos do Centro, sendo aberto para toda comunidade acadêmica e hospitalar. A ação foi estruturada com base no arcabouço sobre os Serviços Farmacêuticos Clínicos (SFC) publicado pelo CFF, dentre os quais estavam temas como Acompanhamento Farmacoterapêutico, Educação e Rastreamento em Saúde, Dispensação, outros. Para tanto, seguiu-se as seguintes etapas: 1) Levantamento bibliográfico sobre SFC; 2) Definição de uma agenda para apresentação e discussão integrativa; 3) Seleção dos facilitadores de cada tema; 4) Revisão prévia do conteúdo pelo farmacêutico do CEATENF; 5) Realização das SCI, às quartas-feiras de 12:30 às 13:30h. Havia integração entre facilitador e plenária, com análise crítica e contextualização do SFC aos cenários de práticas locais. Resultados: houve ampliação do público-alvo das SCI, com a participação de farmacêuticos e residentes do Complexo Hospitalar/UFC(n=16) e do Posto de Saúde Anastácio Magalhães(n=04). Foram realizadas 08 SCI, com 72 participantes até o momento. Estão programados mais 08 encontros até Dezembro/2017. Conclusão: As SCI do CEATENF tornaram-se estratégias fundamentais na disseminação dos SFC, aliando academia-serviços e atuando como mecanismo de aprendizado na área clínica.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Araujo, L. dos S., Carvalho de Freitas, T., Lopes Campos e Reis, H. P., Ponciano, Ângela M. de S., & Fonteles, M. M. de F. (2017). APLICAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA DIFUSÃO DOS SERVIÇOS CLÍNICOS FARMACÊUTICOS: INTEGRANDO TEORIA ACADÊMICA E PRÁTICA ASSISTENCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4905. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/29929
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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