CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO FITOQUÍMICO DAS FOLHAS DE AROEIRA-DO-SERTÃO (MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO)
Resumo
Introdução: Myracrodruon urundeuva Allemão, espécie arbórea pertencente à família Anacardiaceae é popularmente conhecida como aroeira-do-sertão, um componente vegetal importante do semi-árido nordestino. Sua entrecasca tem amplo uso na medicina popular no tratamento de afecções cutâneas, banho-de-assento no pós-parto e outros problemas ginecológicos. Estudos anteriores da entrecasca e broto revelaram a presença de diferentes metabólitos secundários como chalconas e taninos. As folhas destes brotos, são ricas em flavonoides (quercetina, agasthisflavona, aromadendrinol), importantes marcadores químicos para a espécie. Objetivos: O presente trabalho visa realizar o estudo fitoquímico das folhas dos brotos e planta adulta a fim de contribuir com a caracterização deste vegetal. Metodologia: Foi realizada uma abordagem fitoquímica preliminar segundo técnicas farmacognósticas. Preparou-se extrato alcóolico a 20%, por maceração a frio durante sete dias. Realizou-se a análise deste extrato e pré-purificação por Cromatografia Preparativa de Amido (eluente: diclorometano: Metanol/ 9:1). Resultados: Observou-se através da reação da cianidina a presença de flavonoides, e os mesmos foram evidenciados por meio da técnica cromatográfica utilizada. Conclusão: Os resultados obtidos demonstraram que a presença de flavonoides tanto nas folhas dos brotos, como nas folhas da árvore adulta, podem ser úteis na caracterização farmacognóstica da aroeira-do-sertão e controle de qualidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Cecilia de Moura, L., & Medeiros Bandeira, M. A. (2017). CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO FITOQUÍMICO DAS FOLHAS DE AROEIRA-DO-SERTÃO (MYRACRODRUON URUNDEUVA ALLEMÃO). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5037. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30061
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.