CONTROLE DE QUALIDADE FISICO-QUÍMICO DAS MATÉRIAS-PRIMAS E MEDICAMENTOS PRODUZIDOS NA FARMÁCIA-ESCOLA.
Resumo
INTRODUÇÃO: O controle de qualidade é imprescindível na indústria farmacêutica para assegurar que os medicamentos comercializados tenham segurança, eficácia e qualidade comprovada. Os procedimentos realizados afim de garantir o padrão adequado desses produtos devem estar de acordo com especificações pré-estabelecidas na Farmacopeia Brasileira e compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, sendo liberados para comercialização após resultados satisfatórios para a utilização destes. As matérias-primas devem ter documentação contendo testes feitos pelo fornecedor, para que sejam realizados os mesmos testes afim de comparar e garantir que não houve nenhuma alteração ou violação dos produtos antecedente ao recebimento.OBJETIVO: Discorrer sobre a importância do controle de qualidade físico-químico para produção de medicamentos e matérias-primas.METODOLOGIA: A metodologia utilizada são análises de algumas propriedades das matérias primas e fármacos, como características organolépticas, pH, peso médio, densidade, volume, teor do princípio ativo, condutância, solubilidade, pureza microbiológica entre outros, variando de acordo com a especificidade de cada produto. Realizadas de acordo com referências de documentação descrita em Farmacopeias. RESULTADOS: Os produtos analisados estavam em conformidade com as especificações pretendidas de qualidade permitindo sua comercialização.CONCLUSÃO: Os métodos físico-químicos de análise estabelecem parâmetros para o controle de qualidade destes, garantindo a segurança dos consumidores conforme constam nas regulamentações oficiais.SIGNIFICÂNCIA DO ESTUDO: A atuação do estudante nas atividades desenvolvidas pelo Laboratório do Controle da Qualidade de Medicamentos apresenta grande relevância na formação de futuros farmacêuticos haja vista as habilidades desenvolvidas no estágio.Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
CONTROLE DE QUALIDADE FISICO-QUÍMICO DAS MATÉRIAS-PRIMAS E MEDICAMENTOS PRODUZIDOS NA FARMÁCIA-ESCOLA. (2017). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5042. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30066