DESNITRIFICAÇÃO EM REATOR ANAERÓBIO (UASB) SOB DIFERENTES TAXAS DE RECIRCULAÇÃO DE NITRATO
Resumo
O despejo de efluentes, que possuem compostos nitrogenados, nos corpos d’água podem ocasionar problemas ao equilíbrio ecológico aquático e à saúde humana. Devido a isso faz-se necessário o desenvolvimento de métodos que permitam melhorar a remoção desses compostos no sistema de tratamento de água residuárias. Uma das formas para se fazer essa remoção são os processos de nitrificação, a qual consiste na oxidação da amônia e íons amônio a nitrato, e desnitrificação, etapa anóxica onde o nitrato é reduzido a nitrogênio molecular. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar o efeito de diferentes taxas de recirculação do efluente de um filtro biológico percolador (FBP) contendo nitrato para desnitrificação em um reator anaeróbio de fluxo ascendente (UASB), em sistemas do tipo anaeróbio/aeróbio. Utilizou-se um reator UASB confeccionado em PVC, com volume útil de 3,7 L e vazão de 14 L/dia, e o FPB com aparas de conduíte como meio suporte. Foram feitas análises de nitrogênio amoniacal, nitrito e nitrato no afluente e efluente aos sistemas, e a fração gasosa foi analisada em termos de nitrogênio amoniacal, nitrogênio gasoso e metano, para verificação da ocorrência dos dois processos, remoção da matéria orgânica e desnitrificação, no reator UASB. Por meio dos balanços de massa para o nitrogênio e matéria orgânica, observou-se que o aumento da vazão de recirculação de nitrato gerou um aumento na taxa de desnitrificação do sistema.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Ventura Alves, M. F., do Nascimento, J. G. da S., Milen Firmino, P. I., & Bezerra dos Santos, A. (2017). DESNITRIFICAÇÃO EM REATOR ANAERÓBIO (UASB) SOB DIFERENTES TAXAS DE RECIRCULAÇÃO DE NITRATO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5083. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30107
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.