ELABORAÇÃO DE GUIA EM GEOPROCESSAMENTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA
Resumo
As inovações tecnológicas influenciam em muitos pontos na vida do homem contemporâneo, estando elas presentes no nosso dia-a-dia. A Geografia fornece ao estudante um saber estratégico que permite pesar o espaço e saber agir sobre ele. O casamento entre o uso de tecnologias com o espaço geográfico não é de muito conhecimento no ensino básico e fundamental, estando os alunos ingressos na universidade alheios a este aprendizado. Como forma de repassar esta ciência para alunos novatos, o trabalho teve por objetivo a inserção das geotecnologias para uso no ensino da Geografia, visando conhecimento e aplicação. A metodologia empregada partiu da revisão bibliográfica de materiais e livros disponibilizadas gratuitamente na biblioteca de Ciência e Tecnologia do campus do Pici da UFC e na internet, que englobam grande parte assuntos relacionados ao Geoprocessamento: Sensoriamento Remoto, o Sistema de Informações Geográficas (SIG) e o Sistema de Posicionamento Global (GPS), com o entendimento sobre conceitos básicos, programas específicos e aplicações que poderiam ser abordadas no ensino da Geografia. O resultado obtido foi a elaboração de um Guia Prático de Geoprocessamento para Estudantes, como forma de guiar alunos que não possuem conhecimentos relacionados ao uso de geotecnologias. Permitindo assim que os usuários ou leitores adquiram um pouco da noção básica sobre a teoria e prática em Geoprocessamento. A criação deste guia prático possibilitará o seu uso em disciplinas de diversos cursos do Centro de Ciências, cuja aplicação trate de informações geoespaciais.Downloads
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Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves Gomes Junior, J. V., Cabral Ribeiro, J. R., Silva Souto, M. V., Duarte, C. R., & Silva Souto, M. V. (2017). ELABORAÇÃO DE GUIA EM GEOPROCESSAMENTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5114. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30138
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
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