ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DO PÚBLICO-ALVO DOS CURSOS DO NUCLI-INGLÊS DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS (NÚCLEO DE LÍNGUA INGLESA – NUCLI - HA00.2014.PJ.0016)

Autores

  • Amanda Ingrind Sousa Duarte
  • Elias Neto Sampaio Vasconcelos
  • Andreia Turolo da Silva

Resumo

O NUCLI – Língua Inglesa, ligado ao programa Idiomas Sem Fronteiras do Governo Federal, trabalha simultaneamente nas ofertas de cursos presenciais e nos acompanhamentos via Internet dos alunos que cursam o My English Online. Com isso, cerca de 540 alunos/servidores são beneficiados ao longo de cada ano por ações promovidas por esse projeto. Diferentemente dos outros programas de extensão da UFC que visam promover o desenvolvimento linguístico-comunicativo para fins gerais, o NucLi tem objetivos de desenvolver no público alvo letramentos acadêmicos na língua inglesa, especificamente. O propósito é ajudar a comunidade da UFC em seu processo de internacionalização por meio de intercâmbios acadêmico-científicos variados (tanto in, quanto out) e publicações internacionais. De acordo com isso, neste trabalho, apresentamos as estatísticas relacionadas aos fluxos dos alunos entre os variados cursos e oficinas ofertas pelo NucLi e as demais atividades acadêmicas das quais os alunos participam acompanhado de um estudo interpretativista de dados coletados por meio de questionários aplicados a esse publico, sobre as suas percepções, preferências e desafios encontrados. Procuramos identificar as razões que motivam os alunos na escolha de determinados cursos e horários de oferta, que os mantém assíduos as aulas ou o que os leva a desistência. Para a geração dos dados criamos um questionário que foi aplicado aos alunos NucLi no primeiro dia de aula de cada oferta em 2017. Coletamos, também, junto à coordenação do NucLi, dados referentes às migrações e desistências dos alunos em 2016 e 2017, como forma de complementar um estudo longitudinal que vem sendo realizado todos os anos desde a implantação do NucLi na UFC. Esta pesquisa tem por objetivo revelar resultados que possam contribuir para a criação de novas ações que visem contemplar melhor as necessidades da comunidade discente, docente e técnico-administrativa com vistas a internacionalização da UFC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sousa Duarte, A. I., Sampaio Vasconcelos, E. N., & Turolo da Silva, A. (2017). ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DO PÚBLICO-ALVO DOS CURSOS DO NUCLI-INGLÊS DO PROGRAMA IDIOMAS SEM FRONTEIRAS (NÚCLEO DE LÍNGUA INGLESA – NUCLI - HA00.2014.PJ.0016). Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5136. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30160

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica