ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES VIBRACIONAIS DE ALGUNS COMPOSTOS ORGANOSSULFURADOS PRESENTES NO ALHO

Autores

  • Rebeca de Araujo Silva
  • Valder Nogueira Freire

Resumo

Estudos sobre o alho têm indicado sua aplicação no combate a doenças crônicas associadas ao envelhecimento, como arteriosclerose, arritmia cardíaca, formação de catarata, derrame cerebral e câncer – indicando ser esse nutracêutico uma fonte de compostos promissores. Zhou e Zhuang (2011) mostraram que o consumo de vegetais do gênero Allium está associado à diminuição da incidência de câncer de estômago. Outros estudos mostram efeitos preventivos do alho e da cebola em cânceres como o colorretal e renal. Com base na literatura indicando os efeitos positivos do alho, na aceitação da atividade antimetastática de compostos organossulfurados e do seu papel na prevenção da atividade carcinogênica, é aqui realizado o estudo e caracterização de alguns dos compostos organossulfurados presentes no alho que podem ser os determinantes de sua bioatividade. Foram calculados os espectros de infravermelho e Raman dos compostos cicloaliina e metiina, baseados na Teoria do Funcional da Densidade (DFT) implementada no software Gaussian 09; para solvatação do meio, foi usado o modelo de polarização contínua(PCM) e vácuo(VAC). Os estudos da metiina e da isoaliina ainda estão em andamento. As bandas experimentais assinaladas a partir da análise dos espectros teóricos são úteis para a caracterização dos compostos organossulfurados presentes no alho e para futuros trabalhos neste campo de pesquisa. Finalmente, foi realizada uma atribuição completa dos moos normais de vibração. O sofware utilizado para a realizaçõ deste trabalaho foi o Gaussian 09, que encontra-se disponibilizado no CENAPAD-CE.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Silva, R. de A., & Freire, V. N. (2017). ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES VIBRACIONAIS DE ALGUNS COMPOSTOS ORGANOSSULFURADOS PRESENTES NO ALHO. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5145. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30169

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica