IMPLEMENTAÇÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA EM UM LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
A Cadeia de Custódia é usada para manter e documentar o movimento de amostras dentro de um laboratório, monitorar equipamentos e rastrear reagentes e atividades laboratoriais.O objetivo foi implementar uma cadeia de custódia no laboratório a fim de melhorar o sistema de qualidade de acordo com a NBR/ISO/IEC 17025/05.Foram adotadas ferramentas como: preparação de procedimentos operacionais padrão (POPs), adoção de logbooks para equipamentos, lista mestra para documentos e formulários, organização de reagentes utilizando-se o software quartzy, além do adequamento das prateleiras onde os reagentes foram armazenados.A metodologia 5S contribuiu ativamente em todas as etapas mencionadas. Será fornecido treinamento para a equipe que compõe o laboratório a fim de utilizar melhor as ferramentas mencionadas.A implementação da cadeia de custódia permitiu a rastreabilidade de reagentes de uma forma mais eficiente, possibilitando que as atividades experimentais bem como a solicitação de reagentes tivessem uma fluidez melhor.O controle dos reagentes utilizando o software quartzy forneceu maior rapidez na detecção de produtos vencidos, garantindo, portanto, a qualidade dos reagentes utilizados.Os POPs auxiliaram na descrição detalhada de todas as operações necessárias para o uso dos equipamentos, contribuindo para seu bom uso.Quanto aos logbooks, o uso permite a rastreabilidade das pessoas que utilizam o equipamento e a frequência com a qual o equipamento é utilizado. Se qualquer erro acontecer nas análises dentro de um ambiente padronizado, e utilizando esses documentos será possível detectar mais facilmente a fonte dos erros, bem como alcançar os resultados mais rapidamente, sem a perda da qualidade associada, impactando positivamente. A cadeia de custódia é um recurso para organização laboratorial, e está de acordo com o recomendado pela NBR/ISO/IEC 17025/05.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Duarte, R. S., Borges, P. F., Santiago de Oliveira, Y., Teodorio Vidal, L. M., Alves de Santana, M. S., & Ayala, A. P. (2017). IMPLEMENTAÇÃO DE CADEIA DE CUSTÓDIA EM UM LABORATÓRIO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5213. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30237
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.