JOGOS COMO FERRAMENTA DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Segundo DIAS (2004), o Brasil é o único país da América Latina que tem uma política nacional específica para a Educação Ambiental. A Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, garante o incentivo à participação, em todos os níveis de ensino, individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente e entende que a defesa da qualidade ambiental é um valor inseparável do exercício da cidadania. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo colaborar com o processo de educação ambiental na Universidade Federal do Ceará, o que inclui capacitar, analisar, compreender e atuar para a coexistência harmoniosa entre as ações humanas e a natureza. Na Semana do Meio Ambiente 2017 (de 6 a 9 de junho), foram promovidos debates de temas ambientais ligados à UFC. Complementando os debates foram desenvolvidos e aplicados os seguintes jogos: “Fim da Picada”, que ensina maneiras de se proteger contra o mosquito Aedes Aegypti; “Jogo da Fauna”, que mostra quais são as aves presentes no Campus do Pici; “Dominando a Energia”, que ensina formas de reduzir o gasto de energia; “Acerte na Coleta”, no qual o jogador deve acertar na lixeira o respectivo material que ela deve conter e “Jogo da Escassez”, que trabalha a questão do consumo sustentável da água. Ademais, também foram desenvolvidas as seguintes ações: “Caminhada de Regularidade Ecológica”, e Limpeza Simbólica do Açude Santo Anastácio. Observamos que os jogos se constituem em excelente ferramenta para se trabalhar diversos conceitos ambientais de forma participativa, além de favorecerem o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico, da participação, da observação, e das várias formas de uso da linguagem. Vislumbramos enfim, a possibilidade de aplicação desses jogos nos diversos setores da UFC, com vistas a estimular o desenvolvimento de uma postura mais sustentável da comunidade, o que deverá proporcionar uma maior consciência ambiental, tanto individualmente quanto no âmbito acadêmico como um todo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva de Carvalho, N., & Torres, G. R. (2017). JOGOS COMO FERRAMENTA DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5254. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30278
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.