JUDÔ COMO INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Joshua Costa de Abreu
  • Luciana Maria Fernandes Silva

Resumo

O projeto “Iniciação ao Judô: judô para todos”, é uma ação de extensão desenvolvida há, aproximadamente, cinco anos, com a finalidade de proporcionar, tanto para alunos da UFC, como as pessoas da comunidade em geral, uma oportunidade de se envolver, não só em uma atividade física, mas também em diferentes aprendizados que esta atividade corporal, pode oferecer, tanto na dimensão procedimental (movimentos)quanto na conceitual (conhecimentos, e na atitudinal (valores). Este trabalho tem como objetivo relatar a minha vivência pessoal no projeto de extensão: Judô Para Todos, como bolsista de iniciação acadêmica, por meio de um relato de experiência. Neste sentido, tenho podido observar que é ofertado aos praticantes, um espaço de aprendizado e interação voltado para as artes marciais, com o propósito de que todos os participantes se sintam estimulados e motivados para a prática do judô em seus diferentes aspectos. As aulas acontecem no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici, e são estruturadas e conduzidas de acordo com princípios didáticos básicos, para que, toda aula venha a atender as necessidades, expectativas e interesses de todos os alunos, respeitando suas limitações individuais. O projeto tem alunos que iniciaram com um conhecimento mínimo sobre Judô e hoje estão se preparando para a primeira graduação, bem como há aqueles que já estão há mais tempo e se tornaram tutores que auxiliam na condução dos alunos mais novos, estabelecendo uma relação necessária entre o "senpai" (mais graduado) e o kohai (menos graduado), que beneficia o aprendizado de todos. Noto que o projeto permite uma grande inclusão, visto que, qualquer interessado pode participar, bem como, tem a pretensão de contribuir com o desenvolvimento da saúde integral do ser humano, melhorando seus aspectos físicos,sociais, afetivos e emocionais. Hoje, por todas essas razões apresentadas, também sou aluno do projeto.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Costa de Abreu, J., & Fernandes Silva, L. M. (2017). JUDÔ COMO INCLUSÃO SOCIAL. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5259. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30283

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica