MAPEAMENTO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CAMPI UNIVERSITÁRIOS
Resumo
É de extrema importância dar valor a arborização urbana, pois segundo Ceccheto, Christmann e Oliveira (2011), “A arborização urbana é um patrimônio que deve ser conhecido e conservado para as futuras gerações, pois traz muitos benefícios ao homem, como proporcionar um melhor efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, melhorar a qualidade do ar e preservar a fauna silvestre” (apud XANXERÊ, 2009). O mapeamento das espécies arbóreas presentes no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal Ceará, tem como objetivo disponibilizar no site www.dga.ufc.br um mapa interativo com informações gerais sobre cada árvore presente e contribuir para as ações de educação ambiental da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC (PEGA). O trabalho teve início após a consulta das 87 espécies arbóreas catalogadas pelo Núcleo de Pesquisa em Arborização Urbana (NEPAU) a partir de amostragem em três áreas no Campus. A metodologia do trabalho envolve a digitalização das 27 fichas produzidas de caracterização de cada espécie. As fichas contêm informações sobre o número de identificação das árvores; nome popular; nome científico; aspectos gerais; sementes; curiosidades; floração e frutificação. Para o mapeamento foi utilizado o georreferenciamento de cada árvore e a ferramenta Google Maps para inserção do mapa no site da PEGA. A etapa seguinte envolve a criação de uma etiqueta QR Code, a partir da qual o usuário poderá identificar uma árvore no campus, e ter acesso às diversas informações ecológicas sobre as espécies das árvores. Além de permitir a interação digital com o público da universidade, o mapeamento pode ser usado como uma ferramenta de acompanhamento do processo de crescimento e manutenção das mesmas. Por fim, o trabalho desenvolvido como bolsista do programa de Bolsa de Iniciação Acadêmica além de ter me proporcionado a participação nos diversos projetos exercidos pela PEGA, ampliou meus horizontes com relação à importância da arborização no campus.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Alves de Sousa, L., Alves da Silva, B., Gleydson de Freitas, A., Lima Teixeira, A. R., & Torres, G. R. (2017). MAPEAMENTO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CAMPI UNIVERSITÁRIOS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5282. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30306
Edição
Seção
II Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.