O PARFOR NA REGIÃO NORDESTE: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA POR MEIO DE INDICADORES EDUCACIONAIS

Autores

  • Edilson Miranda do Nascimento Junior
  • Livia Monalisa Silva Flor
  • Adriana Eufrasio Braga

Resumo

O PARFOR (PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA), na modalidade presencial é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), os estados, municípios, o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES. O projeto a ser apresentado tem como objetivo avaliar o PARFOR de alguns estados da região Nordeste a fim de identificar possíveis indicadores que possam expressar o resultado obtido pelo programa, tais como: valorização do magistério, evasão, melhores alternativas profissionais, informação, entre outros, assim como os detalhes dos mesmos. Será apresentado um pouco sobre o PARFOR de alguns estados do Nordeste que possuem o programa, sendo evidenciadas as instituições responsáveis pela execução do mesmo, assim como os cursos que elas ofertam. Serão apresentadas, também, algumas dúvidas frequentes a respeito do programa PARFOR além do esclarecimento das mesmas. Até o final de 2016, foram implantadas 2.890 turmas, em 509 municípios, localizados em 24 unidades da federação. Nesse período, o PARFOR atendeu professores oriundos de 3.282 municípios brasileiros e de 28.925 escolas. Até aquele ano, o programa registrava 36.871 professores cursando uma licenciatura e 34.549 formados (Dados coletados do site da fundação Capes – Ministério da Educação). Com isso, pode ser visto o quanto o PARFOR demonstra eficiência, quais medidas o afetam negativamente e o que pode ser sugerido para corrigi-las.

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Publicado

2017-11-08

Como Citar

Junior, E. M. do N., Silva Flor, L. M., & Braga, A. E. (2017). O PARFOR NA REGIÃO NORDESTE: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA POR MEIO DE INDICADORES EDUCACIONAIS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5336. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30360

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica