OBSERVATÓRIO SOCIOAMBIENTAL DE BARRAGENS DO ESTADO DO CEARÁ: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS NO ESTADO DO CEARÁ.

Autores

  • Lidiane de Socorro Lima Marques
  • Cassia Teixeira Ribeiro
  • Robert Alves Gomes
  • Antônia Martovânia de Sousa Monte
  • Rebecca Maria de Freitas Sousa Oliveira
  • Francisca Silvania de Sousa Monte

Resumo

Criado pelo Laboratório de Estudos de Politicas Públicas da Universidade Federal do Ceará (lepp/ufc) que tem parceria e atua em articulação com o Observatório Socioambiental de barragens (osab), que foi criado e desenvolvido pelo Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (ETTERN), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),O Observatório Socioambiental de Barragens do estado do Ceará (OSAB-CE) foi elaborado pelo Laboratório de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (LEPP/UFC), que tem por objetivo apresentar o Observatório Socioambiental de Barragens do Estado do Ceará (OSAB-CE) através do desenvolvimento de um sistema de informações geográficas com dados sobre as especificações técnicas, as articulações corporativas, os impactos ambientais e as pendências sociais, os conflitos, além dos rearranjos espaciais engendrados pela construção de barragens no Ceará. A metodologia inicialmente utilizada foi a disponibilização em um site, de informações de ordem técnica, econômica, jurídica, ambiental e social sobre 57 barragens do Estado, apresentando as características dos conflitos existentes, enfatizando as três grandes e principais barragens no estado: Barragem do Castanhão (construída), Figueiredo (construída) e Lago de Fronteiras (a construir). Todas as informações foram coletadas em órgãos e agências governamentais, organizações comunitárias e movimentos de pessoas atingidas por barragens. Quanto aos resultados obtidos do projeto referem-se a respeito à estruturação e funcionamento do OSAB-CE, que oferece informações atualizadas e detalhadas a pesquisadores, ativistas, organizações governamentais e não-governamentais sobre as barragens no estado do Ceará com a finalidade de permitir uma maior abertura e transparência para sociedade acerca dos conflitos socioambientais gerados em decorrência da construção de barragens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Marques, L. de S. L., Ribeiro, C. T., Gomes, R. A., Monte, A. M. de S., Sousa Oliveira, R. M. de F., & Monte, F. S. de S. (2017). OBSERVATÓRIO SOCIOAMBIENTAL DE BARRAGENS DO ESTADO DO CEARÁ: DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE BARRAGENS NO ESTADO DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5345. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30369

Edição

Seção

II Encontro de Iniciação Acadêmica